E-book apresenta experiências de internacionalização na USP Leste

Obra disponível para download gratuito aborda a importância de consolidar um ambiente acadêmico internacional nos campi da USP pela experiência da Escola de Artes, Ciências e Humanidades

 06/09/2024 - Publicado há 4 meses
Escola de Artes, Ciências e Humanidades – Foto: Gabriel Almeida/EACH-USP

.
Lançado no Portal de Livros Abertos da USP, o livro Experiências Internacionais EACH-USP discute a internacionalização como uma diretriz essencial para alcançar os objetivos institucionais da Universidade nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. O livro aborda os quatro pilares da política de internacionalização da USP: ampliação de parcerias estratégicas, mobilidade internacional, oportunidades de internacionalização em casa e visibilidade internacional. A publicação está disponível gratuitamente neste link.

O livro conta com 16 capítulos, distribuídos em 199 páginas, e foi organizado por Thiago Allis, Tania P. Christopoulos, Wagner T. Iglecias, Graziela S. Perosa e Homero Fonseca Filho, todos da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP. Os autores destacam que a EACH, ao compartilhar suas experiências, exemplifica como é possível promover esses pilares e tratam da importância de consolidar um ambiente acadêmico internacional nos campi da USP para ampliar o reconhecimento externo da Universidade. A obra detalha como a internacionalização tem impactado positivamente as atividades da EACH, promovendo acordos de cooperação, estimulando a mobilidade de alunos e pesquisadores, e fortalecendo a formação acadêmica com um componente intercultural.

Foto: Divulgação/EACH-USP

.
Um dos capítulos, por exemplo, trata da cooperação acadêmica e científica entre a EACH e a Universidade do Porto. Foi estabelecido um convênio de cinco anos com foco no ensino e divulgação das ciências, especialmente para alunos de licenciatura em Ciências da Natureza. O acordo permitiu a colaboração entre alunos de graduação, pós-graduação e docentes em projetos conjuntos, resultando em artigos e capítulos de livros. Durante a vigência do convênio, pesquisadores da UPorto também contribuíram em discussões, resultando em outro capítulo de livro produzido pelo programa de pós-graduação da EACH.

Em outro capítulo, é abordada a participação de pesquisadores do curso de moda da EACH em eventos na Bélgica e na Estônia, e a observação de um movimento de retorno à criação e produção de produtos com maior responsabilidade, além de um resgate de materiais e produtos descartados para ser utilizados como matérias-primas no desenvolvimento de novos objetos funcionais. Também foram apresentados os projetos do Núcleo de Pesquisa de Sustentabilidade Têxtil e Moda da EACH, que buscam mitigar ou solucionar os impactos negativos da cadeia têxtil e de moda sobre a sociedade, a economia e o meio ambiente.

Outro destaque no livro é o duplo diploma em Obstetrícia, que faz parte do importante processo de internacionalização da graduação, numa experiência que tem sido avaliada de forma positiva pelos docentes e estudantes do curso de Obstetrícia da EACH. “Considero que minha experiência de intercâmbio foi muito valiosa e certamente será um marco em minha vida, tanto no âmbito profissional como pessoal. Tive a oportunidade de conhecer um modelo obstétrico muito diferente do brasileiro, com outras práticas, filosofias e recursos, e que privilegia o parto vaginal e a fisiologia do processo. Também vivenciei um contexto de maior autonomia profissional das obstetrizes na assistência ao parto, além de outras possibilidades de atuação”, descreve uma das alunas do projeto.

O livro aborda ainda outras experiências em países da África e do Sudeste Asiático.

Para conferir o livro Experiências Internacionais EACH-USP basta fazer o download neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.