Curso da USP sobre processamento neural é disponibilizado gratuitamente no YouTube

Dividido em seis módulos, o curso promove o desenvolvimento de programas em Python que processam textos em língua portuguesa por meio de “machine learning”

Publicado: 03/07/2024

Os participantes do curso vão aprender como o machine learning pode ser usado para processar textos em português – Arte feita com imagens de Konstantin Kolosov  e Seanbatty por Pixabay

Lançado em novembro de 2023, o curso Processamento Neural de Linguagem Natural em Português é oferecido pelo Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP. Desenvolvido pelo professor Marcelo Finger em parceria com o mestrando Alan Barzilay, e editado por Roger Bravo, o curso é dividido em seis módulos, e promove o desenvolvimento de programas em Python que processam textos em língua portuguesa por meio de machine learning (aprendizado de máquina). Inicialmente disponibilizado na plataforma Coursera, agora o curso pode ser acessado gratuitamente pelo canal do IME no YouTube.

Os participantes do curso vão aprender como o machine learning pode ser usado para processar textos em português e no final serão capazes de escrever programas em Python para executar tarefas como classificação de textos, análise de sentimentos e traduções básicas, dentre outras aplicações de redes neurais. O curso é ministrado em português e utiliza como exemplo o processamento de textos em português brasileiro.

O curso é dividido em seis módulos: Introdução à Linguística Computacional; Introdução às Redes Neurais; Processamento Neural de Língua e Representação de Palavras; Word2vec; Redes Neurais Recorrentes e Processamento Sequência-para-Sequência; e Redes LSTM e GRU. O curso utiliza as bibliotecas do pacote Tensor Flow para Python, que podem ser baixados gratuitamente.

A playlist do curso contém todos os seis módulos, além da apresentação dos exercícios e atividades de entrega presentes na plataforma Coursera a fim de estimular a prática dos estudantes. Caso o interessado queira obter o certificado de conclusão, ainda é possível obtê-lo entregando as atividades pela plataforma. Para consultar o material apresentado e realizar sua inscrição, acesse este link

*Texto adaptado de Nathalie Rodrigues, do Serviço de Apoio Institucional do IME-USP