Convivência universitária e proteção ambiental marcam ações da prefeitura do campus da USP no Butantã

No mês de outubro, comunidade universitária ganhou espaço de apoio e convivência na Praça do Relógio além de contar com a supervisão de ocorrências devido às condições climáticas

 08/11/2024 - Publicado há 2 meses     Atualizado: 11/11/2024 às 12:24
Novo centro de convivência e manutenção à queda de árvores estão entre ações da prefeitura do campus Butantã – Foto: Divulgação/PUSPCB

.
A convivência universitária e o atendimento a emergências de origem climática marcaram as ações da Prefeitura do Campus USP Capital-Butantã (PUSP-CB) no mês de outubro. As iniciativas fazem parte do esforço institucional focado em melhoria e manutenção do campus, incluindo o atendimento de chamados de urgência ocasionados pelas condições do clima neste período do ano.

Uma das ações de maior destaque foi a inauguração do Convivência Araucárias na Praça do Relógio no dia 31 de outubro, que busca o uso e ocupação de áreas externas para inclusão, acolhimento e pertencimento com base em princípios de sustentabilidade. Trata-se de um espaço de apoio coberto, iluminado e equipado com banheiros, bebedouros e tomadas, que também terá foodtrucks próximos para promover a convivência de alunos, professores e servidores, bem como da comunidade externa. A construção teve financiamento da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp).

Novo espaço de Convivência Araucárias, localizado na Praça do Relógio – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Os vendavais e tempestades que impactaram as condições climáticas do mês criaram uma demanda maior para a manutenção do campus, já que ocorreram várias quedas de árvores, interditando avenidas e ruas. Só no dia 11 de outubro foram registradas quedas de 18 árvores no campus e, segundo a prefeitura, não houve prejuízos na rede elétrica porque ela é subterrânea no espaço da Universidade.

O Sistema Campus, utilizado pelas unidades de ensino e pesquisa, registrou vários chamados e parte das árvores que caíram já possuía autorização de remoção da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, solicitada pela Prefeitura do Campus. De acordo com a prefeitura do campus, as remoções não puderam ser realizadas por uma suspensão do Ministério Público do Estado (MPE). A prefeitura encaminhou um relatório ao MPE sobre as ocorrências para que a remoção de árvores com risco de queda possa ser retomada.

Outra emergência atendida foi a recomposição de taludes (superfícies inclinadas) na margem norte da Raia Olímpica da USP que sofreram um processo de erosão e deslizaram. Havia risco de mais desabamentos que poderiam prejudicar a fundação do muro de vidro que contorna a raia.

Reforma de taludes e treinamento de brigada – Foto: Divulgação/PUSPCB

.
Ainda como consequência das condições climáticas, com aumento do calor e chuvas, a prefeitura do campus promoveu no final de setembro o treinamento anual das brigadas de combate ao mosquito Aedes aegypti. A atualização das equipes ocorreu no Espaço das Artes da Escola de Comunicações e Artes (ECA) para 60 pessoas que atuam no campus do Butantã.

Restaurações e sinalização

De acordo com a prefeitura do campus, a comunidade universitária pode ainda contar no mês de outubro com a conclusão de algumas reformas e restaurações no espaço universitário. Uma delas foi a conclusão das obras no ponto de ônibus do Conjunto Residencial da USP (Crusp) que fica na calçada da Raia Olímpica, permitindo a elevação da calçada e facilitando a entrada no veículo.

Foram atendidos nove chamados de restauração de pontos de iluminação no campus para aumentar a segurança e mobilidade. O portão de acesso ao Hospital Universitário foi consertado e também foram restaurados cinco totens de identificação de unidades de ensino e pesquisa para facilitar a localização pela comunidade universitária e pelos visitantes.

Restauração de totens e sinalização – Foto: Divulgação/PUSPCB

.
A localização da Agência USP de Inovação (Auspin), na avenida Prof. Luciano Gualberto, também foi facilitada com a elaboração e instalação da comunicação visual da agência, com a adesivação dos vidros externos com logotipo.

Acompanhe as ações da prefeitura do campus no novo site neste link e pelo Instagram clicando aqui.

.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura do Campus Capital-Butantã da USP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.