Conferência debate os desafios e alternativas para o enfrentamento das mudanças climáticas na África 

Esse é o tema da “6ª Conferência Fapesp 2024”, que ocorrerá no dia 26 de julho; as inscrições são gratuitas 

 Publicado: 18/07/2024
Conferências Fapesp abordam temas em destaque no cenário mundial – Foto: Daniel Antonio/Agência Fapesp

.
Apesar de ser responsável por apenas 4% das emissões globais de gases causadores do efeito de estufa, a África é o continente que mais sofre com as variações climáticas, que impactam o sistema produtivo e provocam um crescente deslocamento das populações. Além disso, embora possua os maiores recursos solares do mundo, só tem instalados 5 Gigawatts (GW) de painéis fotovoltaicos, menos de 1% da capacidade mundial instalada. 

Essa questão será debatida na 6ª Conferência Fapesp 2024, que será realizada no dia 26 de julho, das 10h às 11h30, que tem como tema Mudanças Climáticas, Transição Energética e Soberania Alimentar na África: Desafios e Alternativas, e será proferida pelo sociólogo e investigador guineense Miguel de Barros, do Centro de Estudos Sociais Amílcar Cabral (Cesac). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link

Se o modelo de produção e consumo energético do Norte Global não se alterar, a África e o Sul Global irão continuar a enfrentar sérios desafios ambientais. A partir de uma abordagem pan-africanista, a conferência vai debater alternativas para estimular formas de transformação estrutural baseadas na sustentabilidade nos contextos do Sul Global, de forma a assegurar a liderança do processo e garantir que os beneficiários na África e na América do Sul possam exercer plenamente a sua soberania.

Miguel de Barros é co-fundador do Centro de Estudos Sociais Amílcar Cabral (Cesac) e membro do Conselho de Pesquisa para as Ciências Sociais em África (Codesria). Desde 2012, exerce funções de diretor executivo da ONG ambientalista guineense Tiniguena – “Esta Terra é Nossa” e de presidente do Comitê Nacional dos Membros das União Internacional para Conservação da Natureza (UICN), além de integrar a coordenação da direção da Rede da Sociedade Civil para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional da Guiné-Bissau (REESSANGB) e da Coligação para a Defesa do Património Genético Africano (Copagen). Tem desenvolvido estudos sobre gestão de sítios do patrimônio natural, cultural e histórico, sobre valor socioeconómico dos serviços ecossistêmicos e de governança das áreas protegidas.

O evento conta com moderação de Maria Hermínia Tavares de Almeida, do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e de Carlos Alfredo Joly, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

6ª Conferência Fapesp 2024 
Data: 26 de julho, das 10h às 11h30
Local: Auditório Fapesp (Rua Pio XI, 1.500, Alto da Lapa, São Paulo, SP)
Inscrições gratuitas neste link
Acompanhe a programação das Conferências Fapesp 2024 clicando aqui


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.