Clube de leitura on-line estimula discussão e escrita de ficção científica

Iniciativa de professor de Física da USP em Ribeirão Preto está com inscrições abertas para comunidade USP e público geral para troca de ideias em encontros semanais

 21/09/2022 - Publicado há 2 anos
Por
Alguns dos livros de ficção científica que são discutidos no clube de leitura – Fotos: Reprodução/Amazon

.
Para quem gosta de obras como
O Jogo do Exterminador, de Orson Scott Card, Idoru, de William Gibson, O Tempo Desconjuntado, de Philip K. Dick, e O Símbio – Primícia, do brasileiro Marcus Facine, ou quer conhecer mais o mundo da ficção científica e tem vontade de falar com outras pessoas sobre os livros, o Clube de Leitura de Ficção Científica Ursula K. Le Guin está recebendo novos integrantes.

O clube foi criado pelo professor Osame Kinouchi, do Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, e procura estimular a leitura e discussão crítica por meio de obras de autores consagrados, novos autores e escritores brasileiros do gênero, além de auxiliar aqueles que querem escrever seus próprios textos. Podem participar estudantes da USP e pessoas da comunidade externa.

Completando dois anos neste mês, o clube realiza encontros semanais pelo Google Meet, aos sábados, das 17h às 18h30, lendo e discutindo um conto. O clube disponibiliza o link da reunião, a versão PDF dos materiais e outras informações num grupo de WhatsApp. Se você ficou interessado, entre em contato com a bolsista Daylan Roberta pelo e-mail daylanroberta@usp.br. Não há limite de vagas. Você também pode acompanhar o clube no Instagram (@clubeleguin).

O nome do clube homenageia a escritora norte-americana Ursula Kroeber Le Guin, premiada por suas obras de ficção científica e fantasia, como A Mão Esquerda da Escuridão e Os Despossuídos, que abordam questões humanas e sociais utilizando a antropologia, a sociologia e as ciências políticas.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.