Série de conteúdos produzidos pelo projeto Ciclo22, que remete à reflexão da USP sobre quatro grandes marcos (1822, 1922, 2022 e 2122): o bicentenário da Independência do Brasil, o centenário da Semana de Arte Moderna, o tempo presente e os desafios para os próximos 100 anos

Arte sobre fotos/Wikimedia Commons

Ciclo22 USP: projeto trouxe destaque às efemérides brasileiras

Portal publicou conteúdo científico relacionado ao Bicentenário da Independência e ao Centenário da Semana de Arte Moderna; equipe comenta experiência

 24/04/2023 - Publicado há 2 anos

Crisley Santana

O que d. Pedro II, Carlos Drummond de Andrade e Tarsila do Amaral têm em comum? Os nomes, que marcam trajetórias importantes para a história do País, estão conectados com as datas de 1822 e 1922, por isso apareceram em diversas produções do Ciclo22, uma plataforma que reúne, desde 2021, conteúdo científico produzido por pesquisadores da Universidade. 

Além de vasto material de produção acadêmica como teses, dissertações, livros e revistas, os leitores podem encontrar material de consulta e de estudo que relacionam-se à educação básica, como textos didáticos, paradidáticos e videoaulas, além de podcasts com dicas para futuros universitários. 

A plataforma também foi utilizada para fomentar eventos e divulgá-los, promover reflexões sobre o passado e o presente do Brasil, além de trazer discussões sobre o futuro que se deseja construir para o País. Ainda que as efemérides estejam diretamente relacionadas às ciências humanas, os assuntos publicados também relacionam-se a outras áreas do conhecimento, como medicina, física e química.

Um portal para pensar o futuro do País

Divididos em seis categorias, de teses a podcasts, conteúdos buscaram trazer a produção da USP sobre os marcos históricos de 22

Homepage: é possível buscar por temas de interesse usando palavras-chave, como “independência”, por exemplo.

O que acontece: estão linkadas notas e matérias relacionadas a eventos que ocorreram na Universidade entre 2021 e 2023.

#destaqueciclo22: há matérias de ciência produzidas a partir da escolha de estudos científicos e entrevistas com pesquisadores que passaram pelas diferentes unidades de ensino da USP.

Quero pesquisar: é possível encontrar produções a partir do tipo de material procurado (livros e revistas, teses e dissertações), período ou palavra-chave de interesse.

Quero estudar: há materiais didáticos que podem ajudar os futuros universitários, em formato multimídia, como podcasts e vídeos produzidos em diferentes unidades de ensino da USP. 

Podcast: conteúdo em áudio produzido para ajudar os estudantes que irão prestar vestibular. A produção traz episódios especiais para debater criticamente os fatos históricos que envolvem a Independência do Brasil e a Semana de Arte Moderna, além dos desdobramentos desses eventos.

A equipe, toda formada por membros da comunidade USP, entre docentes, pesquisadores e estudantes, comentou sobre suas experiências durante a participação no projeto que se encerra com esta publicação

aspaspng_cinza

O Ciclo22 foi uma grande oportunidade para dar visibilidade às ações promovidas pelas diversas unidades da USP acerca do Centenário da Semana de 22 e do Bicentenário da Independência, compondo um panorama multidisciplinar da reflexão e produção acadêmica uspiana, destinado tanto a pesquisadores quanto ao público mais amplo, em particular à comunidade da escola básica. Foi também uma importante experiência formativa para os alunos da graduação e pós-graduação, envolvidos no projeto em suas várias fases, a partir do uso de uma combinação de mídias digitais e veículos de divulgação científica. A iniciativa procurou mobilizar a Universidade como um todo e estreitar os laços que unem a USP à sociedade à qual ela serve, propondo, ao olhar para o passado, pensar o presente e sonhar o futuro.”

Diana Vidal – Coordenadora 

Foto: Arquivo pessoal

aspaspng_cinza

O Ciclo22 foi uma forma que a USP encontrou de sistematizar os estudos que a Universidade já fez sobre o tema da Independência do Brasil e, como ocorre na pesquisa científica em geral, fomentar novos estudos. Serviu como plataforma para que inúmeros grupos, com interesses científicos os mais diversos, pudessem trazer a público suas reflexões e indicar rumos inusitados em suas linhas de pesquisa. Tudo isso aos olhos do público, que pôde acompanhar cada passo e cada (re)descoberta. O Ciclo22 mirava, acima de tudo, o futuro, o Brasil daqui a 100 anos — no terceiro centenário da Independência, reunindo uma verdadeira caixa de memórias de como entendemos a Independência até agora e como acreditamos que ela se desdobrará daqui para frente.”

Carlos Brandão – Equipe de Trabalho

Foto: Arquivo pessoal

aspaspng_cinza

Tendo participado do projeto desde o início, tive a oportunidade de acompanhar a construção do portal Ciclo22 e dar suporte às equipes trabalhando em diferentes frentes. Minha principal atribuição foi o levantamento de dados referentes a projetos e eventos em andamento e a produção já existente relacionada às efemérides celebradas em 2022. O processo foi muito enriquecedor, por um lado, pois me fez refletir sobre a lógica das ferramentas de busca e o formato das bases de dados que pesquisadores como eu usam com frequência, mas também sobre as interfaces mais atrativas e intuitivas que ajudem na divulgação científica para além da Universidade. Por outro, porque mostrou que temas geralmente associados às ciências humanas, como é o caso da Independência do Brasil e o movimento modernista, também têm sido objetos de estudo nas mais diferentes áreas, como física, química e medicina.”

Rafaela Rabelo – Conteúdo e pesquisa

Foto: Arquivo pessoal

aspaspng_cinza

Foi muito gratificante para nós da Superintendência de Comunicação Social da USP colaborar com um projeto tão importante como o Ciclo22, que busca aproximar da sociedade o conhecimento gerado na Universidade. Com nossa experiência no planejamento e desenvolvimento de plataformas e conteúdos digitais, conseguimos deixar disponível ao público uma estrutura bonita, bem organizada e de atualização fácil, que valoriza a produção do Ciclo22 e as pesquisas realizadas na USP. O objetivo é que esse material seja referência sempre que o assunto pesquisado for as efemérides de 22.”

Thais Helena dos Santos – Equipe de Trabalho

aspaspng_cinza

Entrei no projeto em julho de 2022. Toda a organização já havia sido feita pela Rafaela Rabelo, o que facilitou bastante o meu trabalho. A partir daí continuei fazendo postagens no site sobre eventos que tratavam dos 200 anos da Independência do Brasil e 100 anos da Semana de Arte Moderna, além das produções uspianas sobre os temas. Após as comemorações dos eventos seguimos para a última parte do projeto, que tem abordado temas candentes sobre o presente e o futuro, como a crise climática, preconceito contra as minorias, cultura digital, economia sustentável, entre outros. Este trabalho tem sido importante para conhecer e compartilhar a produção da Universidade de São Paulo e saber que esta instituição de ensino superior tem se debruçado a responder às questões que consideramos ser imprescindíveis para o futuro. É nítido o empenho das unidades em aprofundar temas por meio de pesquisas feitas por professores e alunos, fato que nos leva a pensar na contribuição que a Universidade tem dado à sociedade por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, tripé considerado importante também para o Ciclo22.

Ariadne Ecar – Conteúdo e pesquisa

Foto: Arquivo pessoal

aspaspng_cinza

Fui convidada a compor a equipe do Ciclo22 logo no início, quando o portal ainda não tinha um nome, e por isso chamávamos de “Projeto USP 22″. A marca, escolhida por concurso posteriormente, foi construída por uma equipe de estudantes do curso de Publicidade da Escola de Comunicações e Artes (ECA). Para além da produção de matérias jornalísticas, acabei me envolvendo com outros segmentos do projeto, como as redes sociais, além de ter desenvolvido uma iniciação científica que usou a experiência prática no portal para explorar faces do jornalismo científico e suas possibilidades em ambiente digital. Entrevistando pesquisadores e lendo artigos para escrever as matérias, pude aprender muito sobre o Brasil de ontem e de hoje, além de vislumbrar um futuro possível, cheio de contradições, como a própria história do País.”

Crisley Santana – Conteúdo e pesquisa

Foto: Arquivo pessoal

aspaspng_cinza

Ter feito parte da equipe do Ciclo22 é motivo de muito orgulho para mim até hoje. Quem trabalha na área da criatividade sabe o quanto é gratificante participar de uma iniciativa desde o começo, até que a ideia finalmente torne-se algo tangível, e para mim, a tarefa de dar vida, “cara”, forma e cores ao portal do Ciclo22 foi uma enorme responsabilidade acompanhada de uma grande alegria. No Modernismo e na Independência, o Brasil se mostra vívido, colorido, forte. Transformar todo esse significado num site que fosse intuitivo, bonito e didático foi não somente um grande projeto na minha carreira, mas uma oportunidade de tornar esse tesouro acessível através da tecnologia. Poder ver o propósito e o impacto do nosso trabalho é o que traz significado às tarefas do dia a dia.”

Beatriz Abdalla – Design e pesquisa

Foto: Arquivo pessoal

aspaspng_cinza

O Ciclo22 me deu a oportunidade de praticar um dos meus maiores interesses: a produção de podcasts. Desde o começo da faculdade eu me apaixonei por essa forma de comunicação e, aqui, pude participar de cada uma das etapas – escolher o tema e seus aprofundamentos, fazer a entrevista, escrever o roteiro, gravar a locução, editar o episódio. O que prevaleceu foi o senso de responsabilidade. A sensação de fazer algo que poderia ter um retorno social, que poderia ajudar estudantes. Eu, que já fui aluna de ensino médio e cursinho, sei muito bem como é angustiante o período pré-vestibular. Espero que os podcasts tenham ajudado de alguma forma — sei que as diferentes vozes trouxeram dicas importantes. E espero que a minha mensagem de “vai dar tudo certo” tenha chegado ao público que precisava ouvi-la.”

Karina Tarasiuk – Conteúdo e pesquisa

Foto: Arquivo pessoal

aspaspng_cinza

O Ciclo22 foi agregador para o meu desempenho profissional e, além disso, para o desenvolvimento de uma meta interna. Por ter crescido e estudado toda a vida em escolas públicas, inclusive em cursinho popular na USP, sempre tive o desejo de retornar à sociedade tudo aquilo que a educação de qualidade, e gratuita, pôde me oferecer. Com o podcast Ciclo22 no vestibular posso dizer que consegui completar em partes esse desejo. Pude avançar meus conhecimentos audiovisuais com a produção dos podcasts. Trabalhar em todos os processos de produção – entrevista, roteiro, gravação e edição – foi desafiador, mas extremamente satisfatório quando cada episódio ficava pronto e com a nossa cara. Essas características, somadas à incrível equipe do projeto Ciclo22 e os entrevistados por nós nesse percurso do Podcast, fizeram com que a experiência do projeto tenha sido positiva, de que terei orgulho de relembrar e falar sobre toda a vida.”

Gabriel Guerra – Conteúdo e pesquisa

Foto: Arquivo pessoal

Confira todos os conteúdos do projeto Ciclo22 da USP no site: ciclo22.usp.br e nas redes sociais do projeto:Twitter | Instagram | Youtube


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.