Chavoso da USP fala sobre acolhimento no podcast da USP “Trajetórias Afirmativas”

Produzido por bolsistas do Programa de Acolhimento aos Estudantes Cotistas, podcast discute racismo e pertencimento; grupo pesquisa permanência estudantil do aluno cotista na Universidade

27/07/2022 - Publicado há 2 anos

O podcast Trajetórias Afirmativas lançou seu segundo episódio com Thiago Torres, mais conhecido como “Chavoso da USP”. O youtuber, podcaster e palestrante também é estudante de Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Neste episódio, Thiago Torres – o Chavoso da USP – fala sobre racismo, pertencimento e as vivências de um periférico na Universidade. Seu canal no Youtube conta com mais de 270 mil inscritos e discute temas de política, cultura e sociedade com uma linguagem acessível, usando gírias e “jargões” do funk.

Ouça a conversa no player abaixo:

“Todos ficaram muito empolgados com essa possibilidade, porque o Thiago é uma figura muito significativa em toda essa discussão de democratização da USP e da universidade pública como um todo”, conta Antonio José de Medeiros Júnior. Toni, como é chamado pelos colegas, é estudante da FFLCH e foi um dos responsáveis pelo roteiro e pela entrevista desta edição do podcast. Para Toni, o youtuber inspira pessoas negras, periféricas e de escola pública a ingressarem na universidade.

Paeco

O podcast Trajetórias Afirmativas é conduzido por bolsistas do Programa de Acolhimento aos Estudantes Cotistas (Paeco). O Paeco atua na FFLCH desde 2018, tendo como alvo os interesses e as necessidades de estudantes cotistas, além de fortalecer e ampliar as políticas de permanência estudantil.

Antonio José de Medeiros Júnior é membro do Paeco – Foto: Arquivo pessoal

Toni explica que o nome do podcast foi uma sugestão da coordenadora do Paeco, a professora e socióloga Márcia Lima, que destacou a necessidade de abordar o tema das cotas num sentido positivo. “Levantar o tema das cotas como algo positivo foi uma decisão política de positivar a questão no debate público”, afirma.

Para ele, o saldo positivo das cotas se mostra não apenas no nome, como também no conteúdo do podcast. “Os convidados trazem o significado das ações afirmativas sobre si, além de abordarem tudo o que conseguiram construir a partir do seu ingresso da Universidade”, completa.

+ Mais

Programa de acolhimento na USP auxilia aluno cotista na permanência e conclusão de estudos

Com publicações permanentes nas redes sociais, o grupo mantém atividades de pesquisa visando à produção de conhecimento sobre permanência e acolhimento estudantil. No ano passado, o Paeco publicou uma cartilha das siglas uspianas, com orientações sobre auxílios estudantis, bolsas de incentivo acadêmico, além de cursos gratuitos e opções de atividades culturais.

“Nós compreendemos e defendemos a ideia de que, mais importante do que a implementação da política de cotas, é necessário construir um ambiente para que esses estudantes sintam-se acolhides e integrantes da comunidade USP”, afirmam os integrantes na cartilha.

Acompanhe o Paeco: