.
No dia 29 de maio de 2024 ocorre a 30ª edição do Dia do Desafio, iniciativa global liderada pela The Association For International Sport for All (Tafisa), com apoio institucional da International Sport and Culture Association (ISCA), da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Colocada em prática por instituições públicas e privadas em 14 países da América Latina, sob a coordenação do Sesc São Paulo no continente americano, a campanha contará com centenas de atividades realizadas em um único dia, chamando a atenção da população para a importância da prática regular de atividades físicas e esportivas. Aqui na USP, haverá parede de escalada, das 19h às 21h, no Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp), que fica na Praça Professor Rubião Meira, 61, Cidade Universitária, no Butantã, São Paulo. A participação é gratuita, sem necessidade de inscrição.
Este ano, a partir do movimento Cidades Saudáveis, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a campanha pretende ampliar as discussões sobre os conceitos de atividade física recreativa, atividade física utilitária e sobre os modais de locomoção que, hoje, dizem muito sobre a saudabilidade e funcionalidade de uma cidade. É desta forma que as unidades do Sesc São Paulo e as organizações parceiras públicas, privadas e do terceiro setor sediam as atividades, estimulando a prática de atividades físicas e esportivas em momentos de lazer, assim como, incentivando a criação de uma comunidade mais ativa a partir de programações voltadas ao caminhar, correr e pedalar.
Como tudo começou
O inverno de 1983 em Saskatoon, no Canadá, foi especialmente gelado. Pensando no bem-estar dos moradores, o prefeito Clifford Wright sugeriu que todos fossem caminhar. A ideia era fazer com que as pessoas se aquecessem enquanto se mexiam. No ano seguinte, Clifford convidou a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas. Estava criada a essência do Dia do Desafio.
Em 1990, a Tafisa (The Association For International Sport for All) assumiu a gestão do evento, que começou a ganhar ainda mais força e adeptos. Em 1995, foi a vez do Sesc São Paulo passar a coordenar as atividades da campanha no Brasil, na América Latina e, posteriormente, em todo o continente americano. O evento também conta com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Se Joga no Desafio
Esse é o tema da campanha deste ano. “Chegamos, neste ano, à 30ª edição de uma campanha que, só na América Latina, engaja mais de 3.500 organizações em 14 países”, informa Luiz Galina, diretor regional do Sesc, que lidera a iniciativa na América Latina. “Com o tema ‘Se Joga no Desafio’, destaca-se a importância das atividades físicas recreativas e utilitárias para a saúde, fomentando sua inserção no cotidiano. Daí a valorização das formas de mobilidade que privilegiam o corpo e seu deslocamento no território, com vistas a sensibilizar gestores públicos a tornarem as cidades mais acessíveis e propícias ao movimento corporal, contribuindo para o bem-estar dos e das habitantes”, comenta. Além disso, acrescenta que as unidades do Sesc agregam forças, contando com o apoio de parceiros do segmento público, da iniciativa privada e do terceiro setor. “Juntos, vamos fortalecer o intuito de tornar as cidades mais saudáveis e inclusivas, com espaços favoráveis à elevação da qualidade de vida de todas as pessoas”, conclui.
Vidas + Ativas
Também no Cepeusp ocorrerá de 27 a 29 de maio a Semana Conviver, Jogar, Brincar, que integra o programa Vidas + Ativas, desenvolvido pela Equipe do Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte (Prodhe), em diálogo com as campanhas internacionais Dia do Desafio e Semana Mundial do Brincar. O objetivo é relacionar as temáticas propostas por estas campanhas para estimular experiências para um viver ativo, tanto por meio de intervenções para qualificar o ambiente, como para a prática de atividades orientadas e espontâneas, com as diversas formas de interação.
A equipe de coordenação do Prodhe afirma que, nesta iniciativa, “o Cepeusp conta com a parceria da FAU Social, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, na construção de um ambiente cuidadosamente preparado para um jeito especial de conviver, jogar e brincar”. O evento é gratuito, aberto ao público em geral, de todas as idades. Mais informações clicando aqui.
Haverá ainda, no dia 25 de maio das 9h às 11h, o Encontro Comunidades Ativas, no Salão Multiuso do Cepeusp (Praça 02, Prof. Rubião Meira, 61, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo). O evento, também, é aberto ao público em geral (para todas as idades). Mais informações neste link.