Evento da Associação Cultural Morro do Querosene, uma das participantes do projeto de Empreendedorismo de Impacto Social - Foto: Reprodução/Facebook

Projeto capacita empreendedores que atuam em regiões periféricas de São Paulo

Coordenada por pós-graduandos da USP, ação foi desenvolvida a partir das necessidades dos 30 participantes

26/10/2020

Redação

Um grupo de 30 empreendedores, que atuam principalmente em comunidades no entorno dos campi da USP nas zonas leste e oeste de São Paulo, estão participando de um projeto que foca a capacitação de negócios com impacto social. Dos 30 empreendedores selecionados, 21 são da zona oeste, oito da zona leste e um da zona sul. A maioria dos negócios é comandada por mulheres, 25.

Coordenada por pós-graduandos da USP, a atividade começou em setembro e conta com oficinas de formação em empreendedorismo, gestão, marketing e comunicação. O diferencial é que todo o processo foi desenvolvido com base nas necessidades dos empreendedores. Eles também fazem parte das tomadas de decisão, que são feitas respeitando as suas realidades, necessidades e particularidades.

“Antes mesmo da organização das oficinas oferecidas, os alunos envolvidos fizeram um mapeamento de empreendedores criativos que atuam nos entornos dos campi leste e oeste da capital. Mas como não conhecemos tudo, contamos com a aprendizagem compartilhada – alguns empreendedores também foram convidados a interagir na disseminação de conteúdos – e buscamos parceiros externos que atuam nesse segmento”, explica a professora Jane Marques, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP.

Entre os parceiros estão a Emperifa e a AUPA-Jornalismo de Impacto, organizações com experiência na disseminação do empreendedorismo em regiões periféricas.

Chamado de Empreendedorismo de Impacto Social a partir das Indústrias Culturais e Criativas (EISICC), o projeto é coordenado pela aluna de doutorado Joseane Alves Ferreira, do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte (PGEHA). Outros pós-graduandos do PGEHA participam da iniciativa, assim como estudantes de mestrado profissional em Empreendedorismo, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.

O EISICC é um dos 32 projetos selecionados pelo programa Empreendedorismo Social 2019 da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP.

Jane Marques, professora da Escola de Artes, Ciências Humanas (EACH) - Foto: Divulgação / Cellac USP
Jane Marques, professora da Escola de Artes, Ciências Humanas (EACH) – Foto: Divulgação / Cellac USP

A ideia é apoiar financeiramente projetos que fortaleçam a interação da USP com a sociedade, favoreçam a inovação, contribuam para o desenvolvimento nacional e estimulem a concretização dos direitos humanos, a redução de desigualdades e a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Cada projeto recebe auxílio financeiro de até R$ 25 mil patrocinados pela PRCEU, Pró-Reitoria de Graduação, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Agência USP de Inovação.

Empreendedorismo de Impacto Social
a partir das Indústrias Culturais e Criativas

Projeto coordenado por pós-graduandos da USP com oficinas de formação em empreendedorismo, gestão, marketing e comunicação

30 criadores

21 Zona Oeste

08 Zona Leste

01 Zona Sul

Gênero

25 Mulheres

05 Homens

Ocupação

18 tem seu negócio como principal ocupação

10 tem outro emprego para se sustentar

CONTEÚDO DOS MÓDULOS

Gestão de Negócios

controle de fluxo de caixa,
precificação, planejamento
estratégico, Projetos culturais e
sociais sustentáveis etc. (3 a 4
aulas)

Comunicação

marketing de redes sociais (Instagram e Facebook), Comunicação organizacional, Comunicação visual, formação de redes, networking etc.

Empreendedorismo e Economia Criativa

registro de empresa, desempenho