Pessoas com mais de 60 anos podem estudar e se divertir na USP

Há vagas em disciplinas regulares na graduação ou em cursos e atividades culturais e esportivas em sete cidades de São Paulo

 05/02/2019 - Publicado há 6 anos
Participantes do Dia do Calouro da Terceira Idade, atividade realizada pelo programa UATI  – Foto: Luiz Paulo Dionisio Xavier

A USP abrirá inscrições para as atividades do primeiro semestre de 2019 do programa USP Aberta à Terceira Idade (UATI). São 5.265 vagas em disciplinas regulares, oferecidas nos cursos de graduação da USP em São Paulo e nos campi do interior. Há ainda atividades como cursos, palestras, excursões, práticas esportivas e didático-culturais. Houve um aumento de 23% de vagas com relação ao segundo semestre de 2018.

Gestão de negócios, instalações elétricas, educação ambiental, ciência política e produção audiovisual estão entre os 246 cursos disponíveis. Eles são ministrados nos campi da USP em Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo. Algumas disciplinas exigem pré-requisito, mas a maioria não.

Também há vagas em programas esportivos como dança circular, ginástica adaptada, musculação, pilates e yoga e atividades culturais com especialistas de diversas áreas, como empreendedorismo, cordel, origami e artesanato.

Inscrições

A relação completa de atividades está disponível no site. Todas as atividades são gratuitas e qualquer pessoa com mais de 60 anos pode participar.

As inscrições para disciplinas regulares devem ser realizadas de 11 a 15 de fevereiro. As vagas são limitadas e disponíveis por ordem de chegada. Cada unidade define seu calendário de inscrição para as atividades complementares, portanto, é necessário observar as informações de cada atividade na consulta ao site do USP Aberta à Terceira Idade.

Sobre o programa

Criado pela professora Ecléa Bosi em 1994, o programa, que completou 25 anos de atividades ininterruptas, é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP. Ele proporciona um intercâmbio geracional com os alunos da Universidade e se posiciona como um polo de discussão sobre o tema do envelhecimento, com atividades e parcerias que vão além das disciplinas abertas especificamente a esse público.

“Esperamos, neste semestre, expandir ainda mais a nossa inserção na sociedade e para isso estamos oferecendo mais vagas e novos cursos. Além das atividades, o USP Aberta à Terceira Idade tem parceria com a Unibes Cultural em atividades que debatem temas como cuidados, direitos, arte e capital social”, relata Egídio Dórea, médico nefrologista e coordenador do programa.

Além da parceria com a Unibes, a Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) da Unifesp firmou acordo com o Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP com o intuito de trazer novas experiências para os participantes do programa a partir de palestras mensais.

Mais informações: (11) 3091-9183, das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas, e-mail 3idade@usp.br 

Elcio Silva / Assessoria de Comunicação da PRCEU


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.