Prova noturna da 50ª edição da Volta USP no campus Cidade Universitária, em São Paulo - Foto: Cepeusp

Em ano de pandemia, 57ª edição da Volta USP será virtual

Público poderá registrar corridas e caminhadas através de aplicativos; inscrições vão até 10 de outubro

27/08/2020

Hérika Dias

A tradicional Volta USP, realizada todos os anos, também terá sua edição em 2020. Mas a organização será um pouco diferente. Para não aglomerar pessoas e respeitar os protocolos de distanciamento social devido à covid-19, o evento será virtual.  A competição possui três modalidades: corridas de 5 ou 10 quilômetros (km), caminhada de 3 km e exercícios orientados. O participante deve registrar a atividade escolhida em aplicativos de corrida, relógio com GPS ou cronômetro, enviando a comprovação à equipe da Volta USP.

As inscrições começam dia 1º de setembro e vão até 10 de outubro no site do Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp). A taxa para participar é de R$ 20 e o valor arrecadado será doado ao USP Vida. A 57ª edição da Volta USP, chamada de Livre para Correr, será no dia 18 de outubro e é aberta a qualquer pessoa com mais de 18 anos.

“O foco principal é uma homenagem à Volta, não terá regulamento rigoroso, vamos acreditar nas pessoas e os registros que elas vão colocar. Não precisa ter um GPS sofisticado, um simples cronômetro já resolve”, explica Carlos Bezerra de Albuquerque, professor do Cepeusp e coordenador da Volta USP, que conta com a colaboração das professoras Patrícia Sakai, Suzana Cavalheiro, Vera Gonçalves e a Tatiene Negrini.

O professor destaca que haverá um ranking, mas ele não é classificatório, será apenas uma forma dos competidores verificarem o tempo de prova. “A forma de fazer isso [participar] pode ser em uma esteira, saltitando no mesmo lugar. Não queremos incentivar a ninguém correr na rua, mas se a pessoa se sentir segura, pode correr na rua. Mas a nossa intenção é que a pessoa fique em sua residência.”

Exercícios aeróbios para aquecimento e desaquecimento serão orientados no dia e horário da prova pelos professores do Cepeusp via Instagram @cepeuspoficial. A transmissão começa às 8 horas e a largada às 8h30. A finalização do evento é às 10 horas.

Carlos Bezerra de Albuquerque, professor do Cepeusp e coordenador da Volta USP - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Após a realização da corrida, caminhada e atividade orientada, o participante deverá acessar o link dos resultados que estará disponível no site do Cepeusp e preencher o formulário, enviando até o dia 20 de outubro seu tempo final e foto comprobatória para registrar sua participação. Os resultados serão divulgados após sete dias úteis da realização do evento. Todas as regras estão detalhadas no regulamento.

Será enviado por e-mail um certificado digital de participação para todos os inscritos que completarem os percursos de 10k, 5k e 3k de caminhada ou participarem da live com atividades aeróbias orientadas. O ranking dos resultados será divulgado por categoria (Universitário USP, Professor USP, Funcionário USP, Aluno Cepeusp e Geral) e percurso.

Cronograma da 57ª Volta USP

INSCRIçÕES

1º de setembro a

Quem pode participar:

qualquer pessoa do Brasil e do mundo, a partir de 18 anos

primeira live

Homenagem à Volta da USP

Aquecimento com os professores do Cepeusp

Horário de largada

segunda Live

Exercícios aeróbios com os professores do Cepeusp

Alongamento