Olhar Brasileiro #126: Uma viagem pelo mundo do choro
O segundo programa, de uma série de quatro, traz informações sobre o desenvolvimento do choro que se tornou um gênero musical virtuosístico
O segundo programa, de uma série de quatro, traz informações sobre o desenvolvimento do choro que se tornou um gênero musical virtuosístico
Os quatro programas de novembro são dedicados ao primeiro gênero de música urbana tipicamente brasileiro
Em sua trajetória teve como alunos músicos conhecidos, entre eles Roberto Menescal, Carlos Lyra e Baden Powell
A compositora, arranjadora e cantora emprestou a voz para renomados compositores, como Vinicius de Moraes
Entre as canções estão “Meu Rádio e Meu Mulato”, com Zélia Duncan; “Cabaré no Morro”, com Marcos Sacramento; e “Nega Manhosa”, com Toquinho
São várias as composições criadas pelos músicos, entre elas “Travessia”, vice-campeã em Festival do Rio de Janeiro
O programa traz criações do compositor e cronista como “Saudosa Maloca”, “Tiro ao Álvaro” e “Trem das Onze”
Em 1947, aos 29 anos, lançou seu primeiro disco como solista, e com uma composição sua, “Treme-Treme”
São apresentadas as 13 canções criadas por dois importantes nomes da música brasileira
Sua primeira composição, “Tem Francesa no Morro”, satirizava o jeito de falar francês entre pessoas da sociedade carioca
A trajetória do músico baiano é contada através de suas composições, que transpõem modelos da Idades Média e Península Ibérica para a linguagem sertaneja
Reconhecido no Brasil e no exterior, o instrumentista e compositor fez provocações afiadíssimas, sendo responsável pela elogiada “batida diferente”
Pianista, violonista, ator, autor, cineasta e pintor, ficou conhecido como compositor quando teve uma música gravada por Maysa
Disco-manifesto marca o início do movimento tropicalista, que teve vida curta, mas continua a repercutir
O cantor e compositor abrange vários estilos e gêneros e seus álbuns, além do seu lado autoral, incluem compositores contemporâneos
O segundo programa, de uma série de quatro, traz informações sobre o desenvolvimento do choro que se tornou um gênero musical virtuosístico
Os quatro programas de novembro são dedicados ao primeiro gênero de música urbana tipicamente brasileiro
Em sua trajetória teve como alunos músicos conhecidos, entre eles Roberto Menescal, Carlos Lyra e Baden Powell
A compositora, arranjadora e cantora emprestou a voz para renomados compositores, como Vinicius de Moraes
Entre as canções estão “Meu Rádio e Meu Mulato”, com Zélia Duncan; “Cabaré no Morro”, com Marcos Sacramento; e “Nega Manhosa”, com Toquinho
São várias as composições criadas pelos músicos, entre elas “Travessia”, vice-campeã em Festival do Rio de Janeiro
O programa traz criações do compositor e cronista como “Saudosa Maloca”, “Tiro ao Álvaro” e “Trem das Onze”
Em 1947, aos 29 anos, lançou seu primeiro disco como solista, e com uma composição sua, “Treme-Treme”
São apresentadas as 13 canções criadas por dois importantes nomes da música brasileira
Sua primeira composição, “Tem Francesa no Morro”, satirizava o jeito de falar francês entre pessoas da sociedade carioca
A trajetória do músico baiano é contada através de suas composições, que transpõem modelos da Idades Média e Península Ibérica para a linguagem sertaneja
Reconhecido no Brasil e no exterior, o instrumentista e compositor fez provocações afiadíssimas, sendo responsável pela elogiada “batida diferente”
Pianista, violonista, ator, autor, cineasta e pintor, ficou conhecido como compositor quando teve uma música gravada por Maysa
Disco-manifesto marca o início do movimento tropicalista, que teve vida curta, mas continua a repercutir
O cantor e compositor abrange vários estilos e gêneros e seus álbuns, além do seu lado autoral, incluem compositores contemporâneos
Por José Ribas M. de Campos, professor do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Por Sérgio Carvalho, pianista do Coral da USP
Pedro Forquesato é professor da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da USP