“Maurício Einhorn fez provocações melódicas afiadíssimas que acarretaram numa revolução na maneira de tocar a harmônica de boca no cenário da música popular brasileira. Sem dúvida alguma, no campo instrumental, ele foi mais um dos responsáveis para que fosse criada aquela tão elogiada ‘batida diferente’”, afirma o pesquisador Omar Jubran no podcast Olhar Brasileiro.
Como diz Jubran, Maurício Einhorn estudou música com Eumir Deodato e Moacir Santos, e também foi aluno de Ian Guest e de Koellreuter. “Entretanto, sempre afirmou que aprendeu muito com os discos que ouvia e com os shows que assistia, principalmente, quando uma orquestra se apresentava. Segundo ele, aquilo era uma verdadeira aula de harmonia”.
O pesquisador garante que o sopro da gaita de Maurício Einhorn é único, incomparável e inconfundível. “São mais de 60 anos dedicados ao instrumento que abraçou. Reconhecido não só no Brasil, mas principalmente em palcos e estúdios internacionais, Einhorn cria, improvisa e interpreta com incomparável categoria”, conclui.
Ouça o podcast nos links acima.
Este podcast reproduz o programa Olhar Brasileiro foi ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz), no dia 27 de agosto de 2023. Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.
As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.