
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP

Manhã com Bach #241: Sociedade Bach de São Paulo introduziu a música de Bach no Brasil
Entre 1935 e 1977, associação promoveu 330 concertos, fez palestras e contribuiu para a formação de músicos

Manhã com Bach #240: Dom Pedro II ouviu música de Bach em 1886, em Petrópolis
Imperador assistiu a concertos em que foram executadas a “célebre ária” e uma fuga do compositor alemão

Manhã com Bach #239: Primeiras menções a Bach no Brasil ocorreram em 1840
Concerto com obra do compositor alemão – na forma adaptada por Charles Gounod – se deu em 1857 no Rio de Janeiro

Manhã com Bach #238: “O Cravo Bem Temperado” inclui peças para órgão, defende Sérgio Carvalho
Cravista e professor do Coral da USP conclui série de programas com gravações exclusivas de obras de Bach

Manhã com Bach #237: Ousadia marca a “Fantasia Cromática e Fuga”, diz Sérgio Carvalho
Com instrumento similar e afinação da época de Bach, cravista do Coral da USP interpreta duas obras do compositor alemão

Manhã com Bach #236: Sérgio Carvalho destaca a “densidade harmônica” das obras de Bach
Com exclusividade para “Manhã com Bach”, cravista do Coral da USP interpreta sete peças do compositor alemão

Manhã com Bach #235: Cravista do Coral da USP grava obras de Bach para “Manhã com Bach”
Com exclusividade para o programa, Sérgio Carvalho interpreta três peças do compositor alemão

Manhã com Bach #234: Bach usou textos de Paul Gerhardt em 25 composições
Poeta e teólogo alemão do século 17 está entre os autores mais frequentes na obra vocal do compositor

Manhã com Bach #233: Volume 2 do “Clavier-Übung” inclui obra de influência francesa
Na “Abertura em Estilo Francês”, Bach adapta para cravo um tipo de composição normalmente feito para orquestra

Manhã com Bach #232: Volume 2 do “Clavier-Übung” traz duas obras de Bach para cravo
Publicado em 1735, “Exercício de Teclado” contém composições que revelam influência italiana e francesa

Manhã com Bach #231: Antonio Meneses buscou a música “autêntica” de Bach
Violoncelista pernambucano, que morreu no dia 3 passado, foi um dos grandes intérpretes do compositor alemão

Manhã com Bach #230: Goethe comparou fugas de Bach a “tarefas matemáticas iluminadas”
Autor do “Fausto” chamou a obra do compositor de “música absoluta”, que existe por si só e cria um mundo próprio

Manhã com Bach #229: “Manhã com Bach” chega à edição número 500
Marca alcançada pelo programa da Rádio USP é comemorada com duas músicas festivas do compositor alemão

Manhã com Bach #228: Citada em biografias, disputa entre Bach e Marchand é questionada
Relatos de que o famoso cravista francês evitou confronto com o compositor alemão em 1717 não têm comprovação

Manhã com Bach #227: Virtuosismo ao órgão rendeu a Bach um anel de pedra preciosa
Presente foi dado pelo príncipe Friedrich, da corte de Cassel, ao ouvir concerto do compositor em 1732

Manhã com Bach #241: Sociedade Bach de São Paulo introduziu a música de Bach no Brasil
Entre 1935 e 1977, associação promoveu 330 concertos, fez palestras e contribuiu para a formação de músicos

Manhã com Bach #240: Dom Pedro II ouviu música de Bach em 1886, em Petrópolis
Imperador assistiu a concertos em que foram executadas a “célebre ária” e uma fuga do compositor alemão

Manhã com Bach #239: Primeiras menções a Bach no Brasil ocorreram em 1840
Concerto com obra do compositor alemão – na forma adaptada por Charles Gounod – se deu em 1857 no Rio de Janeiro

Manhã com Bach #238: “O Cravo Bem Temperado” inclui peças para órgão, defende Sérgio Carvalho
Cravista e professor do Coral da USP conclui série de programas com gravações exclusivas de obras de Bach

Manhã com Bach #237: Ousadia marca a “Fantasia Cromática e Fuga”, diz Sérgio Carvalho
Com instrumento similar e afinação da época de Bach, cravista do Coral da USP interpreta duas obras do compositor alemão

Manhã com Bach #236: Sérgio Carvalho destaca a “densidade harmônica” das obras de Bach
Com exclusividade para “Manhã com Bach”, cravista do Coral da USP interpreta sete peças do compositor alemão

Manhã com Bach #235: Cravista do Coral da USP grava obras de Bach para “Manhã com Bach”
Com exclusividade para o programa, Sérgio Carvalho interpreta três peças do compositor alemão

Manhã com Bach #234: Bach usou textos de Paul Gerhardt em 25 composições
Poeta e teólogo alemão do século 17 está entre os autores mais frequentes na obra vocal do compositor

Manhã com Bach #233: Volume 2 do “Clavier-Übung” inclui obra de influência francesa
Na “Abertura em Estilo Francês”, Bach adapta para cravo um tipo de composição normalmente feito para orquestra

Manhã com Bach #232: Volume 2 do “Clavier-Übung” traz duas obras de Bach para cravo
Publicado em 1735, “Exercício de Teclado” contém composições que revelam influência italiana e francesa

Manhã com Bach #231: Antonio Meneses buscou a música “autêntica” de Bach
Violoncelista pernambucano, que morreu no dia 3 passado, foi um dos grandes intérpretes do compositor alemão

Manhã com Bach #230: Goethe comparou fugas de Bach a “tarefas matemáticas iluminadas”
Autor do “Fausto” chamou a obra do compositor de “música absoluta”, que existe por si só e cria um mundo próprio

Manhã com Bach #229: “Manhã com Bach” chega à edição número 500
Marca alcançada pelo programa da Rádio USP é comemorada com duas músicas festivas do compositor alemão

Manhã com Bach #228: Citada em biografias, disputa entre Bach e Marchand é questionada
Relatos de que o famoso cravista francês evitou confronto com o compositor alemão em 1717 não têm comprovação

Manhã com Bach #227: Virtuosismo ao órgão rendeu a Bach um anel de pedra preciosa
Presente foi dado pelo príncipe Friedrich, da corte de Cassel, ao ouvir concerto do compositor em 1732
\\ BUSCA
\\ PODCASTS
\\ ARTIGOS

Trotes no ensino médio e o ato educativo
Por Adriana Marcondes Machado, professora do Instituto de Psicologia (IP) da USP, Paula Fontana Fonseca, psicóloga do Serviço de Psicologia Escolar do IP-USP, e Pedro Fernando da Silva, professor do IP-USP

USP Sustentável e o compromisso com a transição energética
Por José Aquiles Baesso Grimoni, coordenador, e Fábio Frezatti, facilitador dos Grupos de Trabalho de Transição Energética da USP

O jejum do mês do Ramadan e a psicologia islâmica
Por Francirosy Campos Barbosa, professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP