Manhã com Bach #231: Antonio Meneses buscou a música “autêntica” de Bach

Violoncelista pernambucano, que morreu no dia 3 passado, foi um dos grandes intérpretes do compositor alemão

Por
 12/08/2024 - Publicado há 2 meses
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #231: Antonio Meneses buscou a música “autêntica” de Bach
/

O violoncelista pernambucano Antonio Meneses – que morreu no dia 3 passado, aos 66 anos, vítima de câncer no cérebro – buscou a música “autêntica, histórica” de Johann Sebastian Bach ao longo das décadas em que interpretou as seis Suítes para Violoncelo do compositor alemão nas principais salas de concerto do mundo. Numa entrevista concedida em 2020 ao canal Cello em Pauta, disponível na plataforma Youtube, Meneses lembra que ele se interessou por essa forma de interpretação ao perceber que os intérpretes modernos de Bach tinham perdido a técnica de tocar a música barroca. “Eles adaptaram a música de Bach à técnica deles, no século 20”, disse Meneses. Ele destacou que é possível tocar muito bem utilizando as técnicas modernas, mas “não é o que Bach escreveu”.

Em homenagem ao violoncelista pernambucano, Manhã com Bach apresenta nesta edição a Suíte para Violoncelo Número 1 em Sol Maior (BWV 1007), interpretada por Meneses e gravada no disco J. S. Bach – The Cello Suites, lançado em dezembro de 2023 pela gravadora paulistana Azul Music. O podcast exibe ainda a cantata Mein Herze schwimmt im Blute, “Meu coração nada em sangue” (BWV 199).

Nascido em Recife (PE) em 1957, Antonio Meneses foi para a Alemanha aos 16 anos para estudar com o violoncelista italiano Antonio Janigro. Em 1982, ficou em primeiro lugar no Concurso Tchaikovski, em Moscou, na então União Soviética, uma das principais competições do mundo da música. Nas décadas seguintes, apresentou-se com as mais importantes orquestras, como as Filarmônicas de Moscou, São Petersburgo, Nova York, Londres e Viena. Participou de gravações com a Orquestra Filarmônica de Berlim e trabalhou sob a regência de maestros como Herbert von Karajan, Claudio Abbado, Riccardo Chailly e Zubin Mehta. A vasta discografia de Meneses inclui discos com as obras completas para violoncelo de Heitor Villa-Lobos e de Carl Philipp Emanuel Bach.

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 10 e 11 de agosto de 2024. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.