Manhã com Bach #233: Volume 2 do “Clavier-Übung” inclui obra de influência francesa

Na “Abertura em Estilo Francês”, Bach adapta para cravo um tipo de composição normalmente feito para orquestra

Por
 26/08/2024 - Publicado há 3 meses     Atualizado: 06/11/2024 às 13:37
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #233: Volume 2 do “Clavier-Übung” inclui obra de influência francesa
/

A Abertura em Estilo Francês (BWV 831), de Johann Sebastian Bach, presente no volume 2 Clavier-Übung, “Exercício de Teclado” – ao lado do Concerto Italiano (BWV 971) -, segue o estilo da suíte francesa, normalmente executada por uma orquestra, mas que o compositor adapta para um único instrumento, o cravo. Ela é apresentada nesta edição de Manhã com Bach, que exibe também a cantata Ihr werdet weinen und heulen, “Vós chorareis e pranteareis” (BWV 103).

O Clavier-Übung é uma obra em quatro volumes publicada por Bach ao longo de dez anos, entre 1731 e 1741, época em que o compositor atuava em Leipzig. O primeiro volume, que surgiu em 1731, traz seis partitas para cravo. As duas composições que formam o volume 2, datado de 1735, podem ser ouvidas nesta e na edição anterior de Manhã com Bach (disponível neste link). O terceiro volume, de 1739, é o único dos quatro volumes que traz obras para órgão: são 21 prelúdios corais, um par de prelúdio e fuga e quatro duetos para esse instrumento. Já o quarto volume, publicado em 1741, contém uma única composição para cravo, as Variações Goldberg (BWV 988).

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 24 e 25 de agosto de 2024. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.