Muito poderia ter sido feito pelos estudantes brasileiros na pandemia

Renato Janine fala da necessidade de volta às aulas e de tudo o que poderia ter sido feito para garantir uma boa formação aos alunos do ensino público no ano que passou

03/02/2021 - Publicado há 3 anos

Logo da Rádio USP

Na primeira coluna Ética e Política de 2021, o professor Renato Janine Ribeiro fala da repercussão da pandemia na vida escolar dos estudantes brasileiros. Por um lado, eles estão há quase um ano sem aula presencial. No setor privado, as aulas foram ministradas, caso contrário, os pais teriam tirado os filhos das escolas. No setor público, vários problemas podem ser observados, como falta de formação dos professores. Bem mais grave é o fato de que a maioria desses alunos não têm acesso à banda larga onde moram: basicamente bairros periféricos muito pobres também não dispõem de pacotes de dados para acessar os conteúdos.

O colunista fala que escreveu muito sobre o Fundo de Universalização do Serviço de Telefonia para que ele fosse utilizado para instalar banda larga nos bairros periféricos. E também propôs que os pacotes de dados fossem negociados ou fizessem como o governador Flávio Dino, do Maranhão, que negociou com operadoras de celular e conseguiu esse recurso.

Outro fato é que muitas crianças moram em locais com ambientes inadequados para estudar ou mesmo em habitações precárias. “Não vi grandes esforços de Estados e municípios para atender a essas demandas”, aponta o colunista, lembrando ainda que muitas famílias não têm suporte para manter os filhos em casa, sendo a volta às aulas algo essencial. Mas também é preciso cuidar da saúde de funcionários e professores, pois muitos são grupos de risco para a covid-19. Para o colunista, as demandas são muitas, muito poderia ter sido feito, mas não foi.

Ética e Política
A coluna Ética e Política, com o professor Renato Janine Ribeiro, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.