Mobilização de tropas russas na fronteira da Ucrânia é “espetáculo de dissuasão”

Segundo Marília Fiorillo, a Rússia tenta dar um sinal de força para seus antagonistas na Europa e Estados Unidos, mas território ucraniano não deve ser invadido

 11/02/2022 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 14/02/2022 às 8:23

Logo da Rádio USP

Em sua coluna Conflito e Diálogo, a professora Marília Fiorillo discute o conflito entre Estados Unidos e Rússia diante da mobilização de tropas na Ucrânia. Segundo Marília, os russos não devem invadir o território ucraniano, pelo menos por enquanto.

A professora explica: “A briga não é com os ucranianos e seu presidente pró-Ocidente, mas com Biden e os Estados Unidos”. A mobilização de cerca de 100 mil soldados nas fronteiras russas, mais seis navios de guerra em exercício militar é, na avaliação da colunista, “um mero espetáculo de dissuasão, uma mostra de força”.

O ponto de discórdia formal é o interesse russo em impedir que a Ucrânia faça parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), uma aliança militar. Mas outros interesses estão em jogo. A Rússia busca desmilitarizar regiões do seu entorno. Outro aspecto adicional é a dependência, por parte da Europa, do gás fornecido pela Rússia.

“A grande pergunta hoje é: que personalidade vai prevalecer? Será aquela do calculista Putin ou a de ‘Vladimir, o louco’?”, finaliza Marília.


Conflito e Diálogo
A coluna Conflito e Diálogo, com a professora Marília Fiorillo, vai ao ar quinzenalmente sexta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.