Atual realidade da OMC é de isolamento e paralisação

Para colunista, esse foi um dos motivos de Roberto Azevedo deixar o cargo de diretor-geral da Organização Mundial do Comércio um ano antes do término do seu mandato

O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, Roberto Azevedo, anunciou que deixará o cargo um ano antes da conclusão do seu mandato. A decisão se deve à paralisia em que se encontra a OMC, muito em razão das intensas disputas comerciais entre EUA e China, as quais contrariam as regras da entidade, que ficou à margem nesse duelo entre as duas grandes potências, que se valeram de medidas protecionistas e sanções comerciais.

Em sua análise da situação a que ficou relegada a OMC, o professor Alberto do Amaral traça um breve perfil da entidade, que teve papel importante no mundo globalizado, mas que foi perdendo, progressivamente, a capacidade de atualizar a sua agenda temática. Para complicar as coisas, os EUA se recusaram a endossar o nome de um dos três integrantes do órgão de apelação da OMC.

“Havendo a paralisia do órgão de apelação e havendo a paralisação das negociações comerciais e o isolamento da OMC por parte dos Estados Unidos e da China […] nós vivemos um momento extremamente perigoso para países em desenvolvimento, como o Brasil.” O colunista lamenta o atual estado de coisas e diz ser “preferível um mundo regulado por regras do que um mundo gerido pelo poder”.

Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da coluna.


Um Olhar sobre o Mundo
A coluna Um Olhar sobre o Mundo, com o professor Alberto Amaral, vai ao ar toda terça-feira às 10h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção  do Jornal da USP e TV USP.

.

 

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.