Estresse térmico pode prejudicar o desempenho de atletas de alto rendimento

Equipamento utilizado na segurança do trabalho pode correlacionar medidas de sensação térmica com a performance de atletas de alto rendimento

 26/08/2022 - Publicado há 2 anos
Por

Logo da Rádio USP

Nesta edição da coluna Ciência e Esporte, o professor Paulo Santiago aproveita a proximidade da Copa do Mundo Fifa, que será realizada entre novembro e dezembro no Catar, para falar sobre o estresse térmico. Esse fenômeno ocorre quando a sensação térmica do ambiente é muito elevada, podendo causar alterações no organismo humano, afetando a capacidade cognitiva e motora. Atletas expostos a esse tipo de situação podem ter suas performances comprometidas. 

Por isso, Santiago apresenta o equipamento de Índice de Bulbo Úmido e Termômetro de Globo (IBUTG), utilizado na segurança do trabalho, que analisa os parâmetros de temperatura, umidade do ar, velocidade do vento e radiação térmica para o cálculo do estresse térmico no local de trabalho. Esses equipamentos, ao contrário daqueles que só medem a temperatura, possibilitam a interpretação dos vários parâmetros, ajudando a entender se as condições ambientes são apropriadas para os trabalhadores ou para a prática esportiva.

O professor Santiago comenta que equipamentos para medição do IBUTG são de fácil acesso e podem ser encontrados modelos de fabricação nacional na internet. O custo do equipamento é por volta dos R$ 5 mil o que,  segundo Santiago, não é caro se comparado a outros equipamentos de medição em escala industrial.

Para quem gosta do tema, a coluna Ciência e Esporte está aberta a sugestões de temas para as próximas edições, que podem ser feitas pelo e-mail ou através de comentários no canal da coluna no YouTube. A única restrição é que sejam relacionadas à ciência e ao esporte. 


Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Paulo Santiago, vai ao ar quinzenalmente sexta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.