Caminhada é recomendada como retomada de exercício físico pós-covid-19

A atividade é considerada uma das mais leves e de baixo impacto, sendo por isso indicada para quem já se recuperou da doença

 15/02/2021 - Publicado há 4 anos
Por

Logo da Rádio USP

A caminhada, por ser um exercício físico de baixo impacto e intensidade, tem sido recomendada pelos profissionais de Educação Física para a retomada de atividade após recuperação da covid-19. No entanto, a Sociedade Brasileira de Cardiologia afirma que, antes de recomeçar, a pessoa deva ser acompanhada por um médico para avaliar possíveis complicações cardíacas que podem se manifestar após a doença. No mais, a caminhada praticada de forma regular ajuda a prevenir doenças, fortalece os músculos e reduz a pressão arterial.

Como referências, o professor José Carlos Farah indica os sites da Sociedade Brasileira de Cardiologia, do Instituto Oncoguia e também do Hcor.


Corpo e Movimento
A coluna Corpo e Movimento, com o professor José Carlos Farah, vai ao ar quinzenalmente terça-feira às 8h30, na Rádio  USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP. 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.