USP Especiais #96: Inteligência artificial na pesquisa científica

Programa traz gravação do seminário sobre inteligência artificial

21/08/2024 - Publicado há 2 meses
USP Especiais - USP
USP Especiais #96: Inteligência artificial na pesquisa científica
/

No final de junho, o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP recebeu professores e pesquisadores para um seminário especial para comemorar o lançamento da Revista USP número 141, com dossiê tratando de inteligência artificial na pesquisa científica.

A abertura do seminário foi feita pela professora Rosely de Deus Lopes, diretora do IEA, e contou com a participação dos professores e articulistas André Ponce de León, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP em São Carlos, e Anna Helena Reali Costa e Fábio Cozman, ambos da Escola Politécnica da USP.

Organizado pelo sociólogo Glauco Arbix, pesquisador do Observatório da Inovação do IEA e coordenador da área de humanidades do Centro de Inteligência Artificial da USP, o dossiê contou com dez artigos que tratam do envolvimento da IA em pesquisas nas várias esferas da sociedade, como mudanças climáticas, saúde, ética e direito.