A Televisão Metropolitana do México, o Canal 22, é uma emissora pública segmentada em eventos culturais, cinema, documentários, teatro e expressões artísticas. A televisão também reserva espaço para programas sobre ciência, história, gastronomia, debates e produções para as crianças.
No México, existem ainda emissoras públicas locais de rádio e de televisão mantidas por governos estaduais e por instituições de ensino.
O Canal 22 está vinculado à Secretaria de Cultura do governo federal do México. O orçamento da emissora provém de dotações orçamentárias e recursos recebidos através de apoios culturais. A emissora recebeu o novo direcionamento cultural depois da privatização de canais estatais nos anos 1990.
A privatização do próprio Canal 22 foi planejada, mas o governo recuou depois da mobilização de vários intelectuais mexicanos que reivindicaram que o México mantivesse uma emissora pública nacional dedicada à cultura.
Um estudo elaborado pelo Instituto Reuters e pela Universidade de Oxford, o Digital News Report de 2024, mostra o Canal 22 entre as empresas de mídia mais confiáveis na avaliação dos mexicanos.
O entrevistado desta edição é o diretor-geral da Televisão Metropolitana do México, Pavel Granados. A entrevista foi gravada em espanhol e traduzida por Leticia Callegari. A íntegra da gravação original também está disponível.
O Canal 22 é administrado por um Conselho de Administração. O diretor-geral é nomeado pelo presidente da República. Os telespectadores podem falar com a emissora através de uma ouvidoria, que exibe semanalmente o programa “Se dice por ahí…”.
É possível acompanhar a programação da emissora cultural mexicana pelo YouTube. A empresa mantém também perfis nas redes sociais.
Sugestão de leitura complementar sobre o tema:
Canal 22: el canal cultural de México
Televisión Metropolitana S.A. de C.V. Sobre o Canal 22: corporativo, 2024
México: história e indicadores
Enrique Rajchenberg, Carlos Eduardo Martins. Portal Contemporâneo da América Latina e Caribe, USP, 2015
La Ley Federal de Telecomunicaciones y Radiodifusión de 2014 en México: ¿qué se logró en materia de medios públicos?
Oneibys Torres Figueroa, Revista Panamericana de Comunicación, 2022
Universo das Emissoras Públicas
O Universo das Emissoras Públicas vai ao ar quinzenalmente às sextas-feiras, às 17h, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.
.