Revoredo #142: Francesa Fabienne Magnant representa o Nordeste com a viola caipira

Musicista recebeu o instrumento de Do Souto em uma visita ao Brasil

Por
 Publicado: 20/06/2024
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #142: Francesa Fabienne Magnant representa o Nordeste com a viola caipira
/

Nesta semana, o programa Revoredo destaca o trabalho da violeira e violonista francesa Fabienne Magnant. Premiada na Europa, Fabienne estudou guitarra clássica com Olivier Chassain e Roland Dyens, professores do Conservatoire National Supérieur de Musique de Paris. Já visitou o Brasil quatro vezes e, em sua primeira viagem ao Rio de Janeiro, estudou percussões tradicionais com Luís D’Anunciação e colaborou com o compositor Guerra Peixe em suas obras para violão. Durante sua estadia, também teve contato com Baden Powell, com quem tocou.

Em uma dessas visitas ao Brasil, recebeu uma viola caipira de Do Souto, violeiro carioca. Desde então, esse instrumento de origem portuguesa, hoje emblemático do Brasil, com uma sonoridade sutil, delicada e profunda, tornou-se um parceiro constante em suas criações e apresentações ao redor do mundo.

Suas obras são inspiradas na cultura brasileira, na sonoridade popular do Nordeste e nos concertos de música erudita europeia. Fabienne divide sua carreira entre o ensino de instrumentos no Conservatoire Départemental d’Évry Centre Essonne, em Paris, e a produção artística com a viola caipira, o violão erudito europeu e o violão flamenco.

Neste episódio do podcast são apresentadas as obras: Court instant; Nordestine; Canto de Ossanha; Metamorfose; Uruguaiana; Asa Branca; Fragrância de Recife; Sanza; Temps Mort; Almas no Caminho; Berimbau; Maracatú Dedilhado e Santa Morena.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.