Palavra da Semana #92: Quando a traição serve de mote para pensar na vida que se quer viver

Valores éticos pautam a consciência para o respeito pelo outro, sem exclusão do autorrespeito, no aprendizado de viver a vida

 22/09/2023 - Publicado há 10 meses
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana #92: Quando a traição serve de mote para pensar na vida que se quer viver
/

Palavra da Semana é um dos termos que são pesquisados e compartilhados na web. E a palavra desta semana é traição, que está em evidência pela carta que Luisa Sonza leu no programa de Ana Maria Braga revelando que foi traída. A palavra traição é usada para o ato ou efeito de trair, para a quebra de fidelidade que foi prometida, também para um crime em que o indivíduo atenta intencionalmente contra a segurança da nação e de suas instituições e para uma surpresa ruim, uma emboscada.

O termo é muito utilizado para se referir à infidelidade no amor, que pode acontecer quando existe comprometimento condicional, no caso de estar envolvido emocionalmente com outra pessoa e esconder essa relação do parceiro. Significa também mentiras e omissões.

O conceito de traição implica a existência da confiança entre as pessoas envolvidas e sua quebra traz sofrimento, revolta, angústia e muita dor. Mas, atualmente, a sociedade em que vivemos favorece o individualismo, a falta de solidariedade, o egoísmo, a competição, uma cultura de vaidade, um espetáculo de si, que privilegia o parecer e não o ser. Então fica a pergunta como reflexão: Que vida queremos viver? Qual é o plano ético que queremos viver?

Quer saber mais sobre a palavra traição? Ouça o podcast Palavra da Semana na íntegra no player acima.

Palavra da Semana
Produção e apresentação: Professora Deise Maria Antonio Sabbag -
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) 
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
Coordenação: Rita Stella
Vai ao ar às sextas-feiras


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.