Olhar Brasileiro #77: Programa traz a trajetória do compositor e intérprete Sidney Miller

O músico conquistou o Prêmio de Melhor Letra no 3º Festival da Música Popular Brasileira com a composição “A Estrada e o Violeiro”

 10/11/2022 - Publicado há 2 anos
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro #77: Programa traz a trajetória do compositor e intérprete Sidney Miller
/

“Sidney Miller aprendeu música aos quatro anos de idade, arranhando um acordeom que sua irmã mais velha ganhara de presente, na época em que tal instrumento era uma espécie de moda para a juventude. Tornou-se, na verdade, um tipo de compositor preterido pelo denominado circuito comercial. Contudo, grandes expoentes de nossa música registraram seu valoroso trabalho”, conta o pesquisador Omar Jubran no podcast Olhar Brasileiro.

Segundo Jubran, o músico já compunha com 17 anos de idade e, no ano de 1965, participa do primeiro Festival da Música Popular Brasileira da extinta TV Excelsior, em São Paulo, com a canção Queixa, tendo como parceiros Zé Kéti e Paulo Tiago, obtendo com ela o 4º lugar. “Por volta do ano de 1968, Sidney Miller, em termos musicais, era muito comparado a outro iniciante compositor que também fazia muitos sambas: Chico Buarque de Hollanda. Assim como Chico, Sidney fazia uma ponte entre um novo olhar musical e sua refinada criação poética”, comenta.

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 6 de novembro de 2022. Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP .  O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.