Olhar Brasileiro #140: O compositor e cantor Juca Chaves, considerado o menestrel do Brasil

Dos 16 aos 19 anos de idade, que teve intensa produção poética motivada pelo Grupo Seresteiros de São Paulo, que fundou com amigos no Largo de São Francisco, e sua marca registrada era a sátira o que causou vários problemas com a censura

 22/02/2024 - Publicado há 10 meses
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro #140: O compositor e cantor Juca Chaves, considerado o menestrel do Brasil
/

“Juca Chaves nasce no Rio de Janeiro, no dia 22 de outubro de 1938. Contudo, foi criado em São Paulo, demonstrando, desde cedo, interesse por música”, diz o pesquisador Omar Jubran no podcast Olhar Brasiileiro. E continua: “Teve uma sólida formação musical, com os mais renomados músicos-professores, desde Guerra Peixe, até Eleazar de Carvalho”. 

Como relembra Jubram, foi dos 16 aos 19 anos de idade, que teve intensa produção poética motivada pelo Grupo Seresteiros de São Paulo, que fundou com amigos no Largo de São Francisco. “Por essa época, Juca Chaves havia composto quase três dezenas de modinhas, entre elas, Menina e Musa Infiel, influenciado, respectivamente, por Catulo da Paixão Cearense e Pixinguinha”. 

Ainda segundo Jubra, foi no final da década de 1950, que Juca Chaves editou a coletânea de poemas satíricos Pincel da Sociedade. “Aliás, a sátira seria uma marca registrada na carreira de Juca, o que lhe custou inúmeros aborrecimentos, sendo vítima constante da censura”. 

Ouça o podcast nos links acima.

Este podcast reproduz o programa Olhar Brasileiro foi ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz), no dia 18 de fevereiro de 2024. Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP.  O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.