O Sul em Cima traz Nina Wirtti e Fernando Japiassú

Vamos conhecer as músicas de ‘Flor da Estrada’ e ‘Confraria da Toca’, trabalhos que cultuam liberdade em repertório e versatilidade

 10/07/2023 - Publicado há 12 meses     Atualizado: 12/07/2023 as 9:14
O Sul em Cima - USP
O Sul em Cima - USP
O Sul em Cima traz Nina Wirtti e Fernando Japiassú
/

Gaúcha radicada no Rio de Janeiro há 17 anos, Nina Wirtti traz em seu novo trabalho “Flor da Estrada” uma fusão entre a música urbana carioca com suas raízes na cultura de fronteira tão características da sua terra natal, o RS. O trabalho, que cultua a liberdade em repertório, tem moderna direção musical de Guto Wirtti e Marcelo Costa, produtores do álbum ao lado de Nina e propõe um olhar contemporâneo e místico para essas culturas. Wirtti apresenta seu lado autoral e o refino de composições assinadas por nomes como Cartola, Hermínio Bello de Carvalho, João Nogueira, Chico César, Marcos Sacramento e Socorro Lira, além do historiador Luiz Antônio Simas.

Nascido na Paraíba, Fernando Japiassú muda-se para o Recife aos 12 anos de idade. Participa do forte movimento de bandas de rock dos anos 80 tocando e compondo para A Banda, Cidade Vazia, Zerbo (o croata), Siricongados, entre outras. Em 2014 constrói o estúdio Toca do Japi e começa a trabalhar no seu disco Confraria da Toca, lançado em 2020 e que conquistou o 11º Prêmio da Música de Pernambuco. Dos encontros com Silvério Pessoa, Isabela Moraes, Lucas dos Prazeres, Almério, Josildo Sá e dezenas de outros artistas, saíram as faixas que compõem o disco Confraria da Toca. Um catálogo de memórias e imersões musicais que registram não apenas a versatilidade de Japiassú, mas a delicadeza para trabalhar com a multiplicidade.


O Sul em Cima

O Sul em Cima é transmitido aos domingos, às 15 horas, com reapresentação às quintas-feiras à 0h, na Rádio USP São Paulo e Ribeirão Preto, e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.