O Sul em Cima: traz a trajetória e as músicas de Sandro Souza e Socorro Lira

A aproximação entre a música regional e a linguagem urbana norteia a sonoridade das canções e reforça as pontes de intercâmbio cultural entre diferentes regiões

17/04/2023 - Publicado há 1 ano
O Sul em Cima - USP
O Sul em Cima: traz a trajetória e as músicas de Sandro Souza e Socorro Lira
/

Sandro Souza é músico, compositor e arranjador de Novo Hamburgo/RS. Sandro tem suas principais canções autorais gravadas  nos seus quatro álbuns intitulados (re)verso, Etnopop, Alma-me e Terra Gêmea. Sua música “Nação” foi escolhida para trilha sonora do documentário “A democracia na América Latina” do cineasta americano Michel Fox.

‘Terra Gêmea’ é o quarto álbum de Sandro Souza. Neste trabalho, a aproximação entre a música regional e linguagem urbana brasileira norteia a sonoridade das canções. Por isso  o álbum Terra Gêmea quer ser moderno e universal sem abrir mão de um lirismo que sempre permeou o cancioneiro brasileiro. Quer ser cosmopolita sem deixar de cantar sua aldeia e traduzir em música as nuances culturais da atualidade e as questões relevantes de nosso tempo.

A poeta, compositora, intérprete, instrumentista e produtora cultural Socorro Lira é idealizadora, organizadora e diretora artística do Prêmio Grão de Música e cofundadora e presidenta da Associação Cultural Mata Branca em sua cidade natal, Brejo do Cruz, Paraíba. Socorro Lira lançou no final de 2022, o álbum “Dharma” que celebra seus 22 anos de trajetória artística, com parcerias musicais e participações de  Chico César, Ná Ozzetti, Ricardo Vignini, Swami Jr, entre outros. “Assobio” foi composta com Patrícia Bastos e vem com um potente coro de artistas e ativistas indígenas. “Como El Amor” é a única canção do álbum em que Lira assina letra e música. Uma guajira gravada em Havana com os percussionistas cubanos Andrés Coayo e Jorge Coayo e a solista cubana Olivia Soler no tres (instrumento derivado do violão).

O Sul em Cima

O Sul em Cima é transmitido aos domingos, às 15 horas, com reapresentação às quintas-feiras à 0h, na Rádio USP São Paulo e Ribeirão Preto, e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.