O Sul em Cima: Programa destaca os trabalhos de Duca Leindecker e Jorge Helder

Pop rock e música instrumental. Estilos musicais diferentes se encontram nesse episódio inédito

 26/03/2023 - Publicado há 1 ano
O Sul em Cima - USP
O Sul em Cima - USP
O Sul em Cima: Programa destaca os trabalhos de Duca Leindecker e Jorge Helder
/

No início da década de 1990, a convite de Bob Dylan, Duca Leindecker fez abertura dos shows do cantor por várias cidades brasileiras. Duca foi um dos fundadores das bandas Cidadão Quem e Pouca Vogal ao lado de Humberto Gessinger. Depois lançou os discos solo “Voz, Violão e Batucada” (2013), “Plano Aberto” (2015) e em 2018 o álbum Baixar Armas. O disco é um convite à reflexão sobre a epidemia de ódio e intolerância que assolou o Brasil nos últimos anos. Duca aborda temas difíceis sem deixar de lado seu otimismo e leveza.

Músico requisitado por grandes nomes da MPB, Jorge Helder lançou em 2022 “Caroá”, álbum autoral e instrumental. Na definição do dicionário, o Caroá é um tipo de bromélia de flores vermelhas e rosadas, típicas de áreas de Caatinga, cujas folhas fornecem fibra para confecção de barbantes, redes, tecidos, entre outras peças. Muitas famílias nordestinas tiram seu sustento do Caroá. Cearense de Fortaleza (radicado no Rio de Janeiro 1986) Jorge Helder buscou inspiração em suas origens para batizar o tema que dá nome ao álbum.

O programa traz uma pequena mostra dos trabalhos desses dois consagrados artistas.


O Sul em Cima

O Sul em Cima é transmitido aos domingos, às 15 horas, com reapresentação às quintas-feiras à 0h, na Rádio USP São Paulo e Ribeirão Preto, e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.