O Sul em Cima: Clarissa Ferreira e o duo Carol Andrade & Alex Maia são os destaques do programa

Trabalhos musicais buscam proporcionar uma experiência imersiva e reflexiva

 Publicado: 03/06/2024     Atualizado: 11/06/2024 as 8:03
O Sul em Cima - USP
O Sul em Cima - USP
O Sul em Cima: Clarissa Ferreira e o duo Carol Andrade & Alex Maia são os destaques do programa
/

Clarissa Ferreira é violinista, etnomusicóloga, pesquisadora e compositora do Rio Grande Do Sul. A artista está lançando seu primeiro álbum autoral, que se chama LaVaca. Este trabalho musical busca proporcionar aos ouvintes uma experiência imersiva e reflexiva, que questione as estruturas patriarcais e a exploração do meio ambiente através da cultura gaúcha. Clarissa Ferreira traz novas perspectivas sobre a construção identitária e cultural gaúcha, estimulando um olhar crítico e consciente sobre as causas sociais e o bioma pampa.

Grande Sertão: Gonzaga é o mais novo álbum do duo Carol Andrade e Alex Maia. Em duo, porém inspirados pela multiplicidade das histórias e temas melódicos presentes na obra de Luiz Gonzaga, Carol Andrade e Alex Maia fizeram uma leitura surpreendente de canções “gonzagueanas” que ressaltou a dramaticidade das letras e a beleza das melodias. Os artistas encontraram na música de Luiz Gonzaga e na prosa poética de João Guimarães Rosa um portal para conectar diferentes dimensões: o passado e o presente, a ancestralidade e a novidade, o físico e o metafísico – a vida e a arte em busca de novos rumos para descobrirmos o nosso ‘grande ser-tão’.

Nessa edição de O Sul em Cima, vamos conhecer esses dois interessantes trabalhos ‘LaVaca’ e ‘Grande Sertão: Gonzaga’.


O Sul em Cima

O Sul em Cima é transmitido aos domingos, às 15 horas, com reapresentação às quintas-feiras à 0h, na Rádio USP São Paulo e Ribeirão Preto, e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.