Mosaicos Culturais #97: Liniker canta Tudo como uma ode à paixão

Ouvintes da Rádio USP podem ouvir os versos pedindo para deixar eu ficar na tua vida, que ecoava nos fones de ouvido de Malí, estudante de Têxtil e Moda na USP-Leste

 11/09/2024 - Publicado há 4 meses
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais #97: Liniker canta Tudo como uma ode à paixão
/

Liniker de Barros Ferreira Campos é cantora, compositora, atriz e artista visual. Ex-integrante da banda Liniker e os Caramelows, compõe e canta canções dos gêneros soul e black music. Em 2022, Liniker fez história ao se tornar a primeira mulher trans a ganhar o Grammy Latino, levando o prêmio de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira com Indigo Borboleta Anil e de Melhor Canção em Língua Portuguesa com a faixa Baby 95 (ouça e saiba mais em outro episódio do Mosaicos Culturais). No ano seguinte, assumiu a 51ª Cadeira da Academia Brasileira de Cultura, sendo a primeira artista trans a ocupar essa posição (com informações da Wikipédia).

Capa do single Tudo, de Liniker, 2024. Foto: Reprodução

Um dos projetos mais recentes de Liniker é a canção Tudo, que marca o lançamento do seu segundo álbum solo, Caju, em 2024. Composta e interpretada por Liniker, a faixa é o primeiro single do álbum e foi produzida por Fejuca e Gustavo Ruiz. Em suas palavras, “todo começo de álbum é o plantio de uma semente muito frutífera” (informações da revista Rolling Stone e do site G1).

Tudo é uma verdadeira ode ao sentimento de se apaixonar. Em entrevista ao apresentador Pedro Bial, da TV Globo, Liniker revelou que a inspiração para a canção surgiu durante uma intensa viagem à Irlanda, onde viveu um romance marcante em apenas três dias. A letra da música também reflete o desejo de reviver aquele encontro especial com a pessoa amada.

Ao som de Tudo, Malí, estudante de Têxtil e Moda na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, campus USP-Leste, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais, da Rádio USP. Malí expressou seu entusiasmo e disse que a canção mistura gêneros de maneira cativante, e a letra contagiante transforma a música em uma experiência prazerosa, seja para expressar sentimentos profundos ou para aliviar a tristeza. 

 
Ouça o podcast no link acima
O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais . Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que Estudantes Ouvem , transmitido nos dias 9 e 10 de setembro de 2024.

Se você deseja se juntar a nós nessa jornada musical, basta enviar um áudio compartilhando as melodias que embalaram seus dias e também as próprias interpretações sobre a interseção entre música e cinema. Estamos ansiosos para ouvir sua contribuição! Sua participação é essencial para enriquecer nosso dropes!
Entre em contato conosco pelo número do nosso WhatsApp: (11) 972815789.

Por Regina Lemmi
Estagiária sob supervisão de Magaly Prado


Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem

Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais
vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.

Apresentação e edição: Caroline Kellen
Identidade sonora e produção: Bruno Torres
Edição: Cid Araujo
Supervisão: Magaly Prado

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.