Em 2023, Tiago Iorc e Anitta surpreenderam o público ao se apresentarem no palco do Grammy Latino com Ausência de ti, uma versão em português da canção In assenza di te, da cantora italiana Laura Pausini, de 1998, em sua homenagem. Para ouvir a canção original, clique aqui.
Após a apresentação, Tiago Iorc adicionou a colaboração em seu álbum Antes que o mundo acabe, lançado em 2024. O disco é composto por 11 faixas. O único single do álbum, Na Ausência de ti (In assenza di te), é uma composição de Tiago Iorc, Cheope e Laura Pausini, com produção de Alexandre Kassin. A temática da canção aborda o amor, a saudade e a dor por não conseguir esquecer um romance.
Tiago Iorczeski, mais conhecido como Tiago Iorc, é cantor, compositor, instrumentista e produtor musical dos gêneros folk-pop e indie rock. Durante a infância, Iorc viveu na Inglaterra e nos Estados Unidos, retornando ao Brasil aos 12 anos de idade. Com uma discografia de sete álbuns de estúdio e dois ao vivo, Iorc recebeu três troféus do Grammy Latino nas categorias de Melhor Canção em Língua Portuguesa, Melhor Álbum de Música Popular Brasileira e Canção do Ano (com informações da Wikipédia).
Larissa de Macedo Machado, mais conhecida como Anitta, é cantora, compositora, atriz e empresária. Estudante de administração em uma escola técnica e estagiária da mineradora Vale, ela manteve seu interesse pelo ramo musical através de vídeos no YouTube. Com o sucesso de Meiga e abusada, Anitta conquistou um contrato com a Warner Music Brasil, que alavancou seus futuros sucessos, como Show das poderosas e Blá blá blá. Anitta não se limitou apenas à carreira nacional, mas também conquistou reconhecimento mundial, ganhando tanto o MTV Video Music Award quanto o American Music Awards. Ao longo de sua carreira, recebeu quatro indicações ao Latin American Music Awards e oito indicações ao Grammy Latino, além de ser a primeira brasileira a ser eleita Melhor Artista Latino-Americana (com informações da Wikipédia).
Ao som de Na ausência de ti (In assenza di te), Conrado Des, doutorando em Artes Cênicas, na Escola de Comunicações e Artes da USP, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais, da Rádio USP. Conrado diz que uma canção com um instrumental e ritmo marcante é essencial para envolvê-lo. A música em questão se desenrola através do violão de Tiago Iorc e dos vocais de Anitta.
Ouça o podcast no link acima
O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais . Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que Estudantes Ouvem , transmitido nos dias 27 e 28 de agosto de 2024.
Se você deseja se juntar a nós nessa jornada musical, basta enviar um áudio compartilhando as melodias que embalaram seus dias e também as próprias interpretações sobre a interseção entre música e cinema. Estamos ansiosos para ouvir sua contribuição! Sua participação é essencial para enriquecer nosso dropes!
Entre em contato conosco pelo número do nosso WhatsApp: (11) 972815789.
Por Regina Lemmi Mosaicos Culturais Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789. Apresentação e edição: Caroline Kellen .
Estagiária sob supervisão de Magaly Prado
Ouça o que estudantes ouvem
Mosaicos Culturais vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.
Identidade sonora e produção: Bruno Torres
Edição: Cid Araujo
Supervisão: Magaly Prado