Elba Maria Nunes Ramalho é cantora, compositora, multi-instrumentista e atriz. Iniciou sua carreira musical tocando bateria no grupo As Brasas. Seu primeiro álbum, Ave de Prata, foi lançado em 1979. O sucesso de Elba Ramalho foi gradual, ganhando notoriedade nacional a partir do Prêmio da Música Brasileira nas categorias de Melhor Cantora Regional, Melhor Arranjador Regional, Melhor Música Regional e Melhor Dupla Regional (com Dominguinhos [1941 – 2013]). Ela recebeu dois Grammy Latino pelos álbuns: Qual o assunto que mais lhe interessa?, lançado em 2008, e Balaio de amor, de 2009, ambos na categoria Melhor Álbum de Raízes Brasileiras: Regional e Tropical (com informações da Wikipédia).
A canção A natureza das coisas é uma das faixas do álbum Qual o assunto que mais lhe interessa?. A música foi composta por Accioly Neto (1950 – 2000) e lançada pela cantora postumamente à morte do compositor. A letra aborda a paciência e aceitação do ritmo da vida, com uma atmosfera despreocupada com o futuro e alheia à pressa (com informações do letras.mus).
José Accioly Cavalcante Neto foi cantor e compositor de música popular brasileira. Além de Elba Ramalho, ele produziu e compôs diversos sucessos nacionais interpretados por Fagner, Flávio José, Roberta Miranda, Nando Cordel, Fábio Junior, entre outros.
Ao som de A natureza das coisas, Luiz Adriano, estudante de doutorado em Farmácia na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais, da Rádio USP. Luiz conta que a letra é muito bonita, recitando os versos do início da canção, “se avexe não / Que amanhã pode acontecer tudo, inclusive nada / Se avexe não / Que a lagarta rasteja até o dia em que cria asas”. Ele ressalta que uma boa canção é aquela que ressoa com as emoções do ouvinte.
Ouça o podcast no link acima
O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais . Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que Estudantes Ouvem , transmitido nos dias 19 e 20 de agosto de 2024. Mosaicos Culturais Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789. Apresentação e edição: Caroline Kellen .
Se você deseja se juntar a nós nessa jornada musical, basta enviar um áudio compartilhando as melodias que embalaram seus dias e também as próprias interpretações sobre a interseção entre música e cinema. Estamos ansiosos para ouvir sua contribuição! Sua participação é essencial para enriquecer nosso dropes!
Entre em contato conosco pelo número do nosso WhatsApp: (11) 972815789.
Por Regina Lemmi
Estagiária sob supervisão de Magaly Prado
Ouça o que estudantes ouvem
Mosaicos Culturais vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.
Identidade sonora e produção: Bruno Torres
Edição: Cid Araujo
Supervisão: Magaly Prado