Mosaicos Culturais #49: Nicinha Veloso cantava com a voz de alguém que canta com o coração

Ouvintes da Rádio USP podem ouvir Alguém Cantando Longe Daqui – uma gravação bem intimista da irmã de Caetano Veloso – que tocava nos fones de ouvido de Yago Luna, estudante de Música com habilitação em Regência na USP

Publicado: 25/06/2024     Atualizado: 26/06/2024 as 19:05
Mosaicos Culturais - USP
/

Alguém Cantando, composta por Caetano Veloso, faz parte do álbum Bicho. Foi gravada por Nicinha Veloso (1928-2011) em 1977.
Nicinha foi adotada por Dona Canô aos 3 anos e morreu aos 83 anos. Ela foi homenageada anteriormente por Caetano no disco Qualquer Coisa (1975), com uma música homônima à irmã. “Se algum dia eu conseguir cantar bonito, muito terá sido por causa de você, Nicinha”, diz um trecho da faixa.

Nicinha era a mais musical dos oito irmãos

Caetano Veloso e Nicinha

“Nicinha, nossa irmã mais velha, era a mais musical dentro da nossa casa. Eu fiz a música pela admiração e musicalidade dela. Ela era maravilhosa, tocava piano, acompanhava a gente cantando”, disse Caetano, bastante emocionado, no programa Caldeirão, da TV Globo, no dia 6 de abril, quando mostraram a gravação da irmã em um telão.
“Ela cantava lindamente. Fora ela ser a primeira dos irmãos, veio cuidando de mim a vida toda. Dentro do meu camarim, dentro da minha casa… É uma relação muito forte e de muita confiança mútua. Eu sinto muita falta e saudade dela. E agora ouvindo ela menina cantando com Caetano fiquei muito emocionada. É lindo!”, relatou Bethânia.

“(…) Nos programas de canto coral, Alguém Cantando tornou-se uma das canções mais frequentes dos coros dedicados ao repertório de MPB, graças ao sensível arranjo criado por Marcos Leite no início dos anos 1980 para o Cobra Coral (antigo Coral da Cultura Inglesa). O arranjo de Marcos tem uma textura polifônica onde cada voz tem, aparentemente, total independência em relação às outras. A escrita de Marcos Leite neste arranjo utiliza fragmentos de texto da letra em todas as vozes, e a melodia principal passeia por todos os naipes, sem se fixar em nenhum momento. A utilização destes procedimentos – fonemas que fazem parte da letra, independência das vozes e melodia distribuída em vários naipes – confere uma atmosfera de ‘muitas vozes’ cantando a música, ou seja, a própria ideia de um coral, reforçando ainda mais a linda letra de Caetano que fala justamente sobre o ato de cantar”, explicou Eduardo Fernandes, Diretor Artístico do Coralusp.

Alguém Cantando

Capa LP Bicho. Caetano Veloso. 1977

O álbum Bicho simulou uma incursão pela discoteca, gênero muito em voga na época, com destaque para a canção Tigresa, sucesso na voz de Gal Costa, que foi composta em homenagem à atriz Sônia Braga (para quem Caetano também escreveu Trem das Cores, do disco Cores e Nomes, lançado em 1982).

Caetano Emanuel Viana Teles Veloso, conhecido por Caetano Veloso, é cantor, produtor, arranjador e escritor. Sua obra musical é marcada pela releitura e renovação, sendo considerada amplamente como possuidora de grande valor intelectual e poético. Entre 1960 e 1962, Caetano escreveu críticas de cinema para o Diário de Notícias. Caetano iniciou seu trabalho musical profissionalmente apenas em 1965, com o compacto Cavaleiro/Samba em Paz (com informações da Wikipédia).

Yago Luna, estudante de Música com habilitação em Regência na Escola de Comunicações e Artes da USP, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais e contou que no momento ele estava ouvindo “uma melodia linda, uma harmonia em tom menor”: Alguém Cantando. Ele explica que “essas músicas que me tocam, normalmente, eu quero tirar [no violão], quero cantar, então eu estou ouvindo muito Caetano Veloso com a irmã dele cantando. Ela fala sobre como é ouvir alguém cantando, como isso é bom e como mexe com os sentimentos da gente. Eu acho que de certa forma é um elogio e engrandece o ato de cantar.”

Ouça o podcast no link acima.

O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais. Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem, transmitido nos dias 20 e 21 de junho de 2024.

Se você deseja se juntar a nós nessa jornada musical, basta enviar um áudio compartilhando as melodias que têm embalado seus dias e também as próprias interpretações sobre a intersecção entre música e cinema. Estamos ansiosos para ouvir sua contribuição! Sua participação é essencial para enriquecer nosso dropes!
Entre em contato conosco pelo número do nosso WhatsApp: (11) 972815789.

Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem

Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais
vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.

Apresentação e edição: Caroline Kellen
Identidade sonora e produção: Bruno Torres