Minuto Saúde Mental #90: É bom falar sobre saúde mental com crianças?

Frequência de problemas de saúde mental exige que tutores busquem informações confiáveis e atendam questionamentos das crianças

 Publicado: 01/08/2024
Minuto Saúde Mental - USP
Minuto Saúde Mental - USP
Minuto Saúde Mental #90: É bom falar sobre saúde mental com crianças?
/

Nesta edição do podcast Minuto Saúde Mental, o professor João Paulo Machado de Sousa responde a pergunta de um ouvinte que quer saber se devemos falar sobre saúde mental com as crianças. Segundo o professor, pela frequência de problemas nessa área, a pergunta deveria ser “qual o melhor jeito de se falar sobre saúde mental com as crianças?”.

A orientação então é buscar informações em fontes confiáveis para conversar sobre o assunto, seja com criança ou adulto, para não “corrermos o risco de incorporar informações distorcidas que não entendemos muito bem e de passar essa distorção adiante”, alerta.

De toda a forma, Sousa lembra que crianças menores precisam de menos detalhes. Assim, “ao falar sobre transtornos mentais, podemos fazer comparações simples com alguma dor no corpo ou doença conhecida pela criança”. Também diz que só devemos falar sobre o tema quando as crianças perguntarem.

O professor Sousa ensina que, em caso de dúvidas sobre esse assunto, devemos buscar informações com profissionais e órgãos oficiais e, ainda, podemos entrar em contato com a equipe do Minuto Saúde Mental.

 


Minuto Saúde Mental
Apresentação: João Paulo Machado de Sousa
Produção: João Paulo Machado de Sousa e Jaime Hallak
Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão
Coordenação: Rosemeire Talamone
Apoio: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Translacional, iniciativa CNPq e Fapesp

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.