No dia 12 de fevereiro de 1840, o jornal O Despertador, do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, publicou um artigo intitulado Mozart, Rossini, o Porvir da Música, que inclui a seguinte frase: “Em Alemanha, acabam de retinir os sons severos de Bach e Händel”. Essa talvez tenha sido a primeira menção a Johann Sebastian Bach na imprensa brasileira. Já em 24 de abril de 1857, também no Rio de Janeiro, o pianista Luigi Elena deu um concerto em que tocou uma obra do compositor francês Charles Gounod (1818-1893), o Primeiro Prelúdio de Bach, que, como se sabe, é uma peça em que Gounod sobrepôs uma melodia ao Prelúdio Número 1 em Dó Maior (BWV 846) de O Cravo Bem Temperado, de Bach, no que pode ter sido o momento em que, pela primeira vez, acordes da música do compositor alemão foram ouvidos no Brasil.
Esse prelúdio é apresentado nesta edição de Manhã com Bach, que traça os primórdios da introdução de Bach no Brasil. O podcast traz ainda a Suíte Orquestral Número 4 em Ré Maior (BWV 1069) e a cantata Gleichwie der Regen und Schnee vom Himmel fällt, “Assim como a chuva e a neve caem do céu” (BWV 18).