Em um estudo publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences, pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, realizaram testes com ratos em labirintos e descobriram um novo circuito na região do tálamo, localizado bem no centro do nosso cérebro. O circuito possui um papel importante na retenção de memória, em especial, memória espacial.
Os pesquisadores também descobriram que esse circuito é enfraquecido em camundongos mais velhos, mas aumentar sua atividade melhora muito sua capacidade de percorrer o labirinto corretamente. Estudar o tálamo pode ajudar cientistas a desenvolverem tratamentos que podem reverter a perda de memória em pessoas mais velhas, sem afetar outras partes do cérebro.
Para explicar como o trabalho foi realizado, conversamos com Lézio Soares Bueno Júnior, pesquisador da Universidade de Michigan e doutor em Neurociências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.
Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou no seu aplicativo de podcast favorito.
Ficha técnica
Reportagem e Narração: Caio César Pereira
Produção: Denis Pacheco e Gabriele Koga
Edição de Som e Composição Musical: André Leite, Mariana Franco, Livia Pegoraro e Angélica Peixoto, com supervisão de Guilherme Fiorentini.