Neste episódio do Curioso por Ciência, apresentado por Eduardo Nazaré do Dr. Fisiologia, o tema é a pesquisa de doutorado de Stefan Alexander Brück sobre o ecossistema do páramo andino, uma área montanhosa na Cordilheira dos Andes, entre 2.900 e 5.000 metros de altitude. O páramo é reconhecido por sua alta biodiversidade e desempenha um papel crucial na regulação do clima e no abastecimento de água, devido à sua capacidade de reter carbono e água.
Os pesquisadores descobriram que o solo do páramo contém fungos adaptados ao frio, que produzem enzimas úteis em processos industriais, como biorremediação e tratamento de águas residuais. A diversidade microbiana varia conforme a altitude e as estações do ano, influenciando a decomposição da matéria orgânica.
O trabalho Mudanças nas atividades enzimáticas da microbiótica na decomposição da matéria orgânica do solo, em um gradiente altitudinal do vulcão Iliniza Equador, como modelo para os impactos das mudanças climáticas no armazenamento de carbono em turfeiras andinas foi defendido em 2023, no programa de pós-graduação em Bioquímica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, com orientação da professora Maria de Lourdes Teixeira de Moraes Polizeli.