Cidade em Movimento #7: Esporte e periferia

Especialistas explicam que a prática esportiva nesses locais deve ser acompanhada de políticas públicas amplas para garantir a pluralidade de saberes

 Publicado: 05/12/2024 às 8:35
Cidade em Movimento - USP
Cidade em Movimento - USP
Cidade em Movimento #7: Esporte e periferia
/

O esporte é uma das atividades mais antigas do ser humano e há relatos de práticas corporais que datam de milhares de anos antes de Cristo, em civilizações que contribuíram fortemente para a construção da sociedade moderna, como a chinesa, a mesopotâmica e a grega. Essa experiência humana atravessou os séculos e hoje é sinônimo de lazer, de cultura e de promoção de saúde.

No entanto, nem todas as pessoas possuem acesso equitativo a essa prática e, segundo o estudo Persona Favela, realizado pela holding Novo Outdoor Social, 47% dos moradores de comunidades e bairros periféricos brasileiros dizem não ter como pagar pelo acesso à atividade física e 41% sentem-se inseguros em praticar esportes nas proximidades de onde moram.

Gostou do episódio? Então não deixe de conferir esse e outros assuntos em https://jornal.usp.br/sinopses-podcasts/cidade-em-movimento/.


Cidade em Movimento

O podcast Cidade em Movimento vai ao ar na Rádio USP, mensalmente, terças-feiras, às 8h35 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast. Veja todos os episódios do Cidade em Movimento no Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

Produção: Felipe Bueno, J. Perossi
Produção geral e edição: Cinderela Caldeira
E-mail: ouvinte@usp.br
Horário: Quinzenalmente, quintas-feiras, às 8h35

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.