Ambiente é o Meio #131: Corantes da indústria têxtil podem afetar a visão de peixes

Laboratório da USP em Ribeirão Preto analisa impactos dos corantes identificados nos corpos d’água

Por
 Publicado: 26/06/2024
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o Meio #131: Corantes da indústria têxtil podem afetar a visão de peixes
/

Nesta semana, o Ambiente é o Meio entrevista a professora Danielle Palma de Oliveira, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, orientadora de pesquisas que tentam identificar os impactos de corantes da indústria têxtil nos rios. Recentemente, sua equipe – do laboratório de Ecotoxicologia e Toxicologia Humana (EcoHumanTox) da FCFRP – descobriu que o corante vermelho, identificado em corpos d’água, pode causar cegueira em peixes. 

Danielle iniciou sua carreira na toxicologia em 1998 e, desde 2006, atua na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, onde lidera o EcoHumanTox, que se dedica a estudar os impactos de substâncias químicas no meio ambiente e na saúde humana. Os últimos estudos de seu laboratório investigaram os efeitos dos corantes têxteis, objeto de pesquisa da professora desde a produção de seu doutorado, em organismos aquáticos, especificamente no peixe-zebra (zebrafish), espécie amplamente utilizada em estudos científicos. A professora destaca que, embora a legislação brasileira não impeça o lançamento de corantes nos corpos d’água, esses compostos ainda representam uma ameaça ao meio ambiente.

Alguns dos impactos observados e revelados pela pesquisa são alterações no desenvolvimento ocular e comportamento dos peixes expostos aos corantes. Segundo Danielle, através de testes de comportamento que avaliaram a reação dos peixes em condições de luz e escuridão, começaram a notar que os peixes que estavam “avaliando começavam a ter uma deformidade na região onde era para ser os olhos”. 

A pesquisadora enfatiza que estudos como esse demonstram a necessidade de regulamentações mais rigorosas e podem servir de base para a revisão da legislação existente e para reflexão social. “Esses trabalhos são importantes não só para potenciais legislações, mas até para a população, para a gente talvez rever se realmente precisa de um consumo tão grande.”


Ambiente é o Meio

Produção e Apresentação: Professores Marcelo Marini Pereira de Souza e José Marcelino de Resende Pinto, ambos professores da FFCLRP
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.