O pesquisador e professor emérito do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Virgílio Augusto Fernandes Almeida, assumiu como o novo titular da Cátedra Oscar Sala, do Instituto de Estudos Avançados (USP).
“Virgílio Almeida é uma referência nacional e internacional e assume a Cátedra com um projeto substancioso e inspirado, cujo tema são as interações humano-algoritmo”, afirmou o superintendente de Comunicação Social (SCS) e coordenador acadêmico da Cátedra, Eugênio Bucci, na abertura da cerimônia.
A vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda, ressaltou que “a Cátedra Oscar Sala é voltada para o futuro, pensa no mundo que virá. Essa é uma gestão para a qual a inovação é fundamental, entendida na sua inteireza, não como mero avanço tecnológico, mas sabendo que o avanço tecnológico pressupõe uma pesquisa científica prévia”.
O diretor do IEA, Guilherme Ary Plonski, também fez questão de agradecer o trabalho desenvolvido pela primeira catedrática, Lucia Santaella, “que aceitou o desafio de assumir uma cátedra que tinha um nome e uma ideia genérica e colocou conteúdo, criou pesquisas, trouxe pesquisadores da USP e de outras instituições, fez um ciclo de eventos sobre simbiose e tecnologias. Sua relação com o IEA está só no começo: uma vez IEA, sempre IEA”.A cerimônia de posse foi realizada na Sala do Conselho Universitário, no dia 25 de abril, e contou com a participação do diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), Demi Getschko; e do secretário-executivo do CGI.br, Hartmut Richard Glaser, que fez a saudação ao catedrático.
Novo catedrático
“Estamos vivendo no limiar de um novo tempo. Na Cátedra Oscar Sala, um passo fundamental será buscar perguntas que contribuam para a compreensão dos novos tempos. O distanciamento temporal nos permite pensar com mais liberdade algumas questões essenciais que seguem na esteira do acelerado avanço tecnológico das últimas décadas”, afirmou o novo catedrático.
Graduado em Engenharia Elétrica pela UFMG, Virgílio Almeida é mestre em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutor em Ciência da Computação pela Universidade Vanderbilt.
É membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Nacional de Engenharia e da Academy of Science for the Developing World (TWAS). Sua atividade de pesquisa concentra-se em vários aspectos de Sistemas de Computação, atuando principalmente nos temas: sistemas distribuídos em larga escala e suas propriedades, internet, caracterização de tráfego e cargas de trabalho, medição, modelagem analítica de performance e planejamento de capacidade de infraestruturas de processamento de informação.
Para o coordenador do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), José Gustavo Sampaio Gontijo, “o CGI é reconhecido mundialmente na discussão sobre governança na internet muito por causa da atuação do professor Virgílio, que estava na coordenação do Comitê quando o marco civil da internet foi concluído. Certamente, seu conhecimento trará uma visão muito objetiva para o que se pretende e qual será o futuro da relação homem e algoritmos”.
Cátedra Oscar Sala
Criada em 2020, a Cátedra Oscar Sala é uma iniciativa do IEA em parceria com o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). A proposta visa fomentar, orientar e patrocinar o intercâmbio multidisciplinar entre os saberes de áreas diversas para fortalecer e cultivar o conhecimento sobre a internet, seu funcionamento, suas aplicações e suas ferramentas.
A Cátedra recebe o nome de um pioneiro da internet no Brasil. Nascido na Itália, Oscar Sala (1922-2010) formou-se em Física na USP em 1943. Professor Emérito do Instituto de Física da USP, foi fundador da Sociedade Brasileira de Física, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e presidente do Conselho Superior da Fapesp.
A primeira titular a assumir a Cátedra foi a professora emérita da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Lucia Santaella.