No próximo dia 11 de setembro, quarta-feira, às 13h, o Espaço Integração & Memória da Reitoria receberá o novo diretor do Museu Paulista (MP), o historiador Paulo César Garcez Marins, para discutir as diretrizes que orientam as atividades de um dos principais museus brasileiros, o Museu do Ipiranga. Garcez assumiu a Diretoria da instituição em cerimônia realizada no último dia 2 de setembro, na sede do museu.
O colóquio Museu do Ipiranga: sobre o passado, a partir do presente, para o futuro inaugura a série Colóquios na Reitoria, promovida para ampliar a interação da USP com a sociedade. A proposta é abrir um espaço de discussões sobre temas que envolvem tanto questões internas da Universidade quanto questões gerais, que afetam toda a sociedade, como as mudanças climáticas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, entre outros, como explica o coordenador executivo do Gabinete do Reitor da USP, Edmilson Dias de Freitas: “O nosso objetivo é que, a cada semana, nós tenhamos alguma atividade nova, envolvendo a participação de toda a comunidade da USP e também de pessoas da sociedade que estejam interessadas. Essas atividades serão organizadas pelos diversos órgãos da Universidade, incluindo os museus, as pró-reitorias e os centros de pesquisa recentemente criados”.
Desde sua reinauguração, em setembro de 2022, o Museu já recebeu mais de 1 milhão de visitantes, que puderam conhecer diferentes aspectos da sociedade brasileira, presentes nas 11 exposições de longa duração atualmente em cartaz.
Voltado para estudantes, pesquisadores, servidores e docentes da USP, o colóquio apresentará a mudança gradual do perfil das coleções em função das linhas de pesquisa, a curadoria das exposições e as agendas temáticas do museu.
Também serão discutidas as novas perspectivas de futuro para o equipamento cultural e questões como a necessidade de inclusão, de atendimento a públicos diferenciados, de temáticas que ampliem o alcance social do museu para os muitos sujeitos sociais, a experiência social brasileira e ainda as estratégias de internacionalização.
“Convido a todos e a todas para se juntarem aqui, a nós, para que possamos falar sobre a experiência do museu, sobre a experiência de refletir sobre a Independência do Brasil de uma maneira contemporânea. Vou abordar nesse encontro como o imaginário da Independência está sendo revisto nos últimos anos a partir de uma perspectiva que inclui outras narrativas”, afirma Garcez.
Para participar, os interessados podem fazer a inscrição gratuitamente, por este formulário. As vagas são limitadas. O Espaço Integração & Memória fica no segundo andar do prédio da Reitoria, localizado na Rua da Reitoria, 374, Cidade Universitária, em São Paulo.