USP busca fortalecer alianças com instituições ibero-americanas em encontro de dirigentes no Peru

Em conferência na Universidade César Vallejo (UCV), reitor da USP falou sobre a necessidade da criação de uma aliança para fortalecer o relacionamento entre as instituições

Publicado: 16/07/2024     Atualizado: 19/07/2024 as 12:35
Em sua conferência, Carlotti apresentou um panorama sobre o ensino superior no Brasil, os principais desafios, como a baixa procura por parte dos estudantes e a evasão escolar, e falou sobre a estrutura organizacional e acadêmica da USP – Foto: Divulgação

O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, foi um dos principais conferencistas da segunda edição do Encontro Ibero-Americano de Dirigentes Universitários, promovido nos dias 11 e 12 de julho, pela Universidade César Vallejo (UCV), na cidade de Trujillo, no Peru. Carlotti esteve no país a convite do fundador da UCV, César Acuña Peralta, e da reitora da instituição, Jeannette Tantaleán.

O evento reuniu reitores de universidades do Equador, da Colômbia, da Argentina e do Uruguai, que compartilharam suas experiências com a comunidade acadêmica da instituição peruana, que foi fundada em 1991.

O diretor do Instituto Internacional da Unesco para Educação Superior na América Latina e Caribe (IESALC) e catedrático de políticas comparadas de educação no Departamento de Ciências Políticas da Universitat Pompeu Fabra (Barcelona), Francesc Pedró, também participou do encontro com a conferência “Inovação educacional na universidade: tendências internacionais”.

O evento reuniu dirigentes de universidades do Equador, Colômbia, Argentina e Uruguai – Foto: Divulgação

“Tenho uma admiração muito grande dos europeus pela implementação do Tratado de Bolonha [declaração firmada em 1999, por 29 países europeus, para unificar o sistema de ensino superior em todo o bloco europeu]. Gostaria que, na América Latina, as universidades fizessem um acordo desse tipo, que fomentasse a mobilidade de estudantes, o que garantiria a nossos alunos terem uma vida acadêmica internacional”, afirmou Carlotti diante de um auditório lotado por dirigentes, professores e pesquisadores da UCV. “O número de alunos estrangeiros na USP é baixo. A maioria é de estudantes da América Latina, mas esse número poderia ser maior se tivéssemos maior interação entre nossas universidades”, considerou.

O reitor da USP disse que já iniciou tratativas com os reitores da Universidade de Buenos Aires (UBA) e da Universidade Autônoma do México (Unam) para discutir a criação dessa rede. “Essa integração da América Latina melhoraria muito a qualidade de nosso ensino e da nossa pesquisa”, destacou.

Em sua conferência, Carlotti apresentou um panorama sobre o ensino superior no Brasil, os principais desafios, como a baixa procura por parte dos estudantes e a evasão escolar, e falou sobre história, a estrutura organizacional e acadêmica da USP.

Assista, a seguir, à integra da conferência do reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior.