Novos docentes receberão auxílio para realizar missões internacionais

Programa Novos Docentes, Novas Parcerias Internacionais concederá 50 auxílios para professores contratados a partir de 2014

25/09/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 18/12/2018 as 13:57

Estão abertas, até o dia 22 de outubro, as inscrições para o Programa Novos Docentes, Novas Parcerias Internacionais, desenvolvido pela Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani).

O programa concederá 50 auxílios para professores da Universidade contratados a partir de 2014, para a realização de missões internacionais de exploração ou consolidação de cooperações acadêmicas com grupos de pesquisa de instituições estrangeiras, prioritariamente asiáticas.

O valor do auxílio será de R$ 9.610,50 e a viagem, com duração mínima de quatro dias no destino, deverá ser feita no período de 1º/12/2018 a 31/7/2019.

“É importante para os novos docentes estabelecer novas conexões, já que são profissionais que terão longa trajetória de trabalho na Universidade, ao mesmo tempo em que há a possibilidade de incrementar e consolidar parcerias já existentes”, explica o presidente da Aucani, Raul Machado Neto.

Segundo ele, a preferência por instituições asiáticas se dá pelo fato de aquela ser uma “região pujante na qual a USP tem envidado esforços acadêmicos significativos”. Machado alerta, no entanto, que o edital não exclui a participação de universidades de outros países.

As inscrições podem ser feitas on-line no sistema Mundus. Para se inscrever, o docente deve apresentar um plano de atividades, com a demonstração da relevância da parceria internacional. A Aucani convocará uma banca que realizará a seleção das propostas. O resultado será divulgado no dia 30 de outubro.