Encontro internacional estimula debate sobre a realidade das favelas brasileiras

Encontro internacional vem à USP pela primeira vez e reúne apresentações sobre diferentes aspectos da urbanização

Publicado: 01/08/2024
Foto: IV URBfavelas/Divulgação

Entre os dias 21 e 23 de novembro de 2024, a USP sediará o 4º Seminário Internacional de Urbanização de Favelas, o URBfavelas, encontro internacional que debate os processos de urbanização das favelas, como políticas públicas, planejamento urbano, resistência comunitária, intervenções arquitetônicas e infraestrutura.

Os interessados em participar das apresentações podem submeter seus trabalhos até o dia 5 de agosto, neste link. Serão aceitos resumos expandidos em português ou espanhol e com autoria de até cinco pessoas. Eles também devem estar ligados a um dos eixos temáticos propostos — (Re)conhecer e Mapear; Organizar e Mobilizar; Planejar e Financiar; Projetar e Construir; Regularização e Dominialidade; e Risco e Meio ambiente. As padronizações para a submissão podem ser consultadas no site oficial do evento.

Serão selecionados até 180 trabalhos, distribuídos entre os três dias de evento. Os resultados e o cronograma poderão ser consultados a partir do dia 2 de setembro. As vagas para o público ouvinte estão sujeitas à limitação de acordo com a capacidade do auditório do Centro de Difusão Internacional da USP.

Pedro Henrique Vale Carvalho – CV Lattes

A quarta edição do evento é a primeira sediada na capital paulista, e marca os dez anos desde as primeiras atividades. Neste ano, a quarta edição do URBFavelas tem como objetivo principal atualizar o debate acerca do tema urbanização de favelas e reforçar a importância dessa temática no Brasil.

“A realização do evento na maior metrópole do País instiga um olhar para a produção regional, para o aprendizado e a experiência acumulada a partir da realidade latina, onde a precariedade, a irregularidade e as capacidades institucionais ganham contornos específicos”, diz Pedro Carvalho, membro da Comissão Organizadora do seminário.

O encontro é organizado pelo Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos (LabHab) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, e pelo Laboratório de Estudos e Projetos Urbanos e Regionais (Lepur) da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Serviço:
4º URBFavelas
Data: 21/11 a 23/11
Local: Centro de Difusão Internacional da USP
Endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 4 – Cidade Universitária, Butantã, São Paulo

Inscrições no link
Mais informações: www.ivurbfavelas.com.br ou urbfavelas@usp.br

* Com informações do LabHab/USP – Editado por Maria Trombini