USP sedia simpósio sobre a cultura da Irlanda

Encontro reúne pesquisadores do Brasil e do exterior entre os dias 14 e 16 deste mês, com eventos preliminares nesta sexta-feira, dia 11

 09/10/2024 - Publicado há 2 meses
2024_10_07-simposio-irlanda
Imagem: Divulgação/Mariantonia USP

Cinema, literatura e música estarão presentes ao longo do 19º Simpósio de Estudos Irlandeses na América do Sul, que acontece nos dias 14, 15 e 16 deste mês na USP. O evento vai reunir pesquisadores do Brasil e do exterior, que abordarão temas ligados à cultura da Irlanda. A abertura oficial do simpósio acontece no dia 14, às 10 horas, no Centro MariAntonia da USP, com a presença da embaixadora da Irlanda no Brasil, Fiona Flood, e da pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, professora Marli Quadros Leite. Na ocasião, a artista irlandesa Rita Duffy fará a palestra Neither Here Nor There, sobre arte contemporânea irlandesa. Nos três dias do encontro, estão previstos debates, palestras e mesas-redondas, que acontecerão na Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), na Cidade Universitária, onde está instalado o Ireland Corner – um espaço dedicado à cultura irlandesa. O simpósio é promovido pela Associação Brasileira de Estudos Irlandeses (Abei) e pela Cátedra de Estudos Irlandeses W. B. Yeats da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Mulher loira de óculos.
A poetisa irlandesa Catherine Phil MacCarthy – Foto: Reprodução/UCD Library Special Collections – Youtube

Haverá atividades preliminares ao simpósio nesta sexta-feira, dia 11, no Centro MariAntonia. Às 15 horas, será exibido o documentário Segredos de Putumayo, do cineasta brasileiro Aurélio Michiles. O filme retrata o período em que o cônsul britânico Roger Casement (1864-1916) presenciou a escravidão e matança de indígenas durante o ciclo da borracha na região amazônica. Já às 17 horas, também no Centro MariAntonia, a poetisa irlandesa Catherine Phil MacCarthy lançará o livro Emblemas, acompanhada pela tradutora da obra para o português, Gisele Wolkoff, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF). Logo depois, às 18 horas, será inaugurada no mesmo local a exposição Emaranhado, da artista Rita Duffy.

No dia 16, às 13h30, no Ireland Corner, será exibido o espetáculo What is it that Cinderella and Snow when they wait?. Trata-se de uma performance que é uma adaptação de Esperando Godot, de Samuel Beckett, feita pela professora Dirce Waltrick do Amaral, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), encenada por alunos de Artes Cênicas daquela universidade. Logo após a performance, às 14h30, o professor Heleno Godoy, da Universidade Federal de Goiás (UFG), fará palestra sobre a poesia irlandesa.

A palestra de encerramento do simpósio, no dia 16, às 16 horas, será feita pelo cineasta irlandês Maurice Fitzpatrick, autor do documentário John Hume in America, sobre a trajetória do político norte-irlandês John Hume (1937-2020), agraciado com o Prêmio Nobel da Paz de 1988 por sua atuação em favor do fim dos conflitos na Irlanda do Norte.

“Inspirado pela 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá no próximo ano, em Belém (PA), o tema desta edição do simpósio será Narrativas de Responsabilidade: Ética, Meio Ambiente e as Artes”, destaca um texto de apresentação do simpósio, assinado pelos pós-graduandos da FFLCH Jessica Grant Craveiro e Victor Augusto da Cruz Pacheco. “O assunto suscita reflexões acerca do papel da literatura, música, artes visuais e performativas ao contar a história do presente para as gerações futuras. A partir da perspectiva do ser humano como parte de um mundo que se expande além da humanidade, o evento convida os participantes a pensarem sobre a responsabilidade nestes tempos de mudanças.”

Mulher ruiva.
A artista irlandesa Rita Duffy – Foto: Reprodução/National Museums NI – Youtube

Estarão presentes pesquisadores da USP e das Universidades Estadual do Rio de Janeiro e Federais da Bahia, Fluminense, Goiás, Paraná, Rondonópolis, Rural do Rio de Janeiro e de Santa Catarina. Participarão do encontro ainda professores da Universidad Nacional de La Pampa, Universidad del Salvador, ambas na Argentina, e da Universidade de Alcalá de Henares, na Espanha.

O 19º Simpósio de Estudos Irlandeses na América do Sul acontece nos dias 11, 14, 15 e 16 de outubro, no Centro MariAntonia da USP (Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque, em São Paulo, próximo às estações Santa Cecília e Higienópolis-Mackenzie do metrô) e na Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) da USP (Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 310, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis. Mais informações e a programação completa do simpósio estão disponíveis no site do evento.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.