A ópera O Jovem Rei, composta pelo maestro e professor da USP Lucas Eduardo da Silva Galon com base na obra do escritor irlandês Oscar Wilde (1854-1900), foi apresentada no dia 20 de junho passado, em Ribeirão Preto (SP), pela USP Filarmônica, sob regência de Galon. No dia 6 deste mês, a orquestra publicou na internet o vídeo da apresentação (disponível aqui), que exibiu a composição em estreia mundial. A USP Filarmônica é ligada ao Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.
Com a participação de cerca de 100 profissionais – entre cantores, atores e instrumentistas -, O Jovem Rei tem duração de 1 hora e 20 minutos e está dividida em dois atos de 40 minutos cada, conforme informou o Jornal da USP em matéria publicada dias antes da estreia da obra (leia aqui). Na ocasião, Galon destacou as várias possibilidades dramáticas do texto de Wilde, que, embora seja “um conto de emancipação, com elementos infantis”, contém “significados e complexidades simbólicas que poderiam ajudar, em termos de fazer uma música interessante e transformá-la em ópera”.
Assista no link abaixo à ópera O Jovem Rei, composta por Lucas Eduardo da Silva Galon, na interpretação da USP Filarmônica, em concerto realizado em 20 de junho de 2024 no Teatro do Campus da USP em Ribeirão Preto (SP).