A professora Ana Mae Barbosa, pioneira em arte-educação - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Uma merecida homenagem a Ana Mae Barbosa

No dia 24, a pioneira em arte-educação no Brasil recebe o título de Professora Emérita da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP

20/05/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 31/05/2022 as 13:49

Texto: Leila Kiyomura

Arte: Rebeca Fonseca

Uma tarde para lembrar a trajetória de uma mestra. Pioneira em arte-educação, a professora Ana Mae Barbosa conversou numa live com o Jornal da USP no dia 15 de outubro de 2021, semanas depois de a Congregação da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP ter aprovado a concessão do título de Professora Emérita para ela.

Na live, a câmera abriu via aplicativo Meet e a professora, com o sorriso de sempre, compartilhou: “Feliz Dia dos Professores para todos nós”. E compartilhou a sua rotina de mais de meio século com incontáveis alunos, desde os pequeninos das escolas de Recife (PE) até mestres, doutores, artistas e educadores de todo o País.

+ Mais

Um tributo a Ana Mae Barbosa, pioneira da arte-educação no Brasil

Na entrevista, Ana Mae falou de sua felicidade ao ser homenageada com o título de Professora Emérita da ECA. Com o confinamento imposto pela pandemia de covid-19, a cerimônia de entrega do título teve que ser adiada. Mas no próximo dia 24, terça-feira, às 16 horas, finalmente o evento ocorrerá no Auditório Freitas Nobre do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA, com transmissão ao vivo pelo canal da ECA no Youtube.

Na ECA, eu vivi um paraíso interdisciplinar. Trabalhava com todo mundo, o pessoal dos Departamentos de Artes, Música, Teatro, Relações Públicas, Propaganda e Publicidade e Jornalismo. Uma relação especial”, conta Ana Mae na entrevista. “É um caso de amor. Muito grande. Uma paixão bem retribuída. Eu jamais poderia trabalhar em um lugar mais profícuo, que me impulsionasse tanto, que me desse tanta liberdade.”

Recentemente, a Congregação da ECA aprovou a concessão do título de Professora Emérita também para Margarida Maria Kröhling Kunsch e Maria Dora Mourão. A cerimônia de entrega do título ainda não tem data definida.

Assista no link abaixo à íntegra da entrevista da professora Ana Mae Barbosa ao Jornal da USP.