
Nesta sexta-feira, 13 de abril, às 10h, a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) realiza seu primeiro concerto didático, no auditório do Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP.
Intitulado Dominó Sinfônico, o concerto será aberto exclusivamente para crianças na faixa etária entre 6 e 10 anos, atendidas exclusivamente por dois projetos sociais da comunidade do Jardim São Remo, localizada próximo à Cidade Universitária: o Circo Escola e o Espaço Girassol, que participam do programa Aproxima-Ação, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP.
Trata-se de “um projeto experimental que envolve as duas instituições, mas que futuramente será aberto para outras escolas”, explica Sandra Alonso de Oliveira Caixeta, assistente técnica de direção da Osusp.
A ideia é “elaborar concertos didáticos para crianças das redes públicas de ensino municipal e estadual de São Paulo”, fazendo com que elas “entrem em contato com esse tipo de linguagem (musical), que vejam uma orquestra, que se sensibilizem e apreciem um espetáculo que nunca viram antes”, segundo o que já havia explicado, ao Jornal da USP, Eduardo Henrique Soares Monteiro, diretor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e curador da temporada 2018 da Osusp.

Neste sentido, o repertório do concerto vai contar com trechos de 50 melodias de diversos autores que têm sido tocadas nos últimos 300 anos, como o russo Piotr Ilitch Tchaikovsky, o austríaco Wolfgang Amadeus Mozart e os alemães Johann Sebastian Bach e Ludwig van Beethoven. A regência é do maestro William Coelho, com arranjo desenvolvido pelo músico e arquivista da Osusp Adail Fernandes, e argumento de Lúcia Carames Sartorelli, diretora da Osusp.
A apresentação vai contar com intervenções teatrais dos estudantes da ECA Carolina Braga e Henrique de Paula, desenvolvidas pelo dramaturgo Pedro Rabello e pela diretora teatral Alice Máximo. A cenografia será de Guilherme Rodrigues e o figurino, de Matheus Milanelli, também alunos da ECA.
O Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP fica na Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 310, na Cidade Universitária, em São Paulo.
Mais informações sobre a Osusp podem ser obtidas neste site, pelo e-mail sinfonica@usp.br ou pelo telefone (11) 3091 3000.